TV 247 logo

      Parceria entre Xinhua e Brasil 247

      HOME > Xinhua

      Putin afirma que os intercâmbios culturais entre a Rússia e a China, continuam a se desenvolver dinamicamente

      O Roteiro para a Cooperação Rússia-China sobre Intercâmbios Interpessoais e Culturais antes de 2030, que inclui mais de 100 grandes projetos

      Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os intercâmbios culturais, a "dimensão estratégica" da relação entre a Rússia e a China, continuam a se desenvolver dinamicamente.

      Em uma entrevista por escrito na véspera de sua visita à China para participar da Cúpula de Tianjin da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) e das comemorações do Dia da Vitória da China em Beijing, Putin observou que iniciativas culturais e interpessoais bilaterais em grande escala contribuem significativamente para promover relações amistosas.

      O Roteiro para a Cooperação Rússia-China sobre Intercâmbios Interpessoais e Culturais antes de 2030, que inclui mais de 100 grandes projetos, está sendo implementado de forma consistente, disse Putin.

      Destacando a organização bem-sucedida dos Anos de Cultura Rússia-China, realizados em 2024 e 2025, Putin disse que o programa rico e diversificado foi recebido com aclamação entusiástica na Rússia e na China.

      A educação e a ciência continuam sendo áreas especialmente promissoras para a cooperação, disse Putin, observando que a mobilidade acadêmica e os contatos interuniversitários continuam a crescer. Hoje, mais de 51 mil estudantes chineses estão estudando na Rússia, enquanto 21 mil estudantes russos estão estudando na China, disse ele.

      A cooperação em ciência, tecnologia e inovação também está se expandindo, disse ele, acrescentando que a cooperação esportiva também tem sido produtiva, enquanto a produção de filmes é outra área vibrante de cooperação.

      "O turismo é outra esfera importante que gostaria de mencionar. Os números aqui são encorajadores: em 2024, os fluxos turísticos mútuos aumentaram 1,5 vez, atingindo 2,8 milhões de viagens", disse ele, acrescentando que os dois lados também avançaram na cooperação em áreas como juventude, mídia e arquivos.

      É encorajador que a cooperação cultural e interpessoal bilateral continue a ganhar impulso, disse Putin. "Isso é, sem dúvida, uma dimensão estratégica do nosso relacionamento, ajudando a construir uma ampla base pública de amizade, boa vizinhança e compreensão mútua."