TV 247 logo
      HOME > China

      Xi Jinping encontra-se com Vladimir Putin

      O líder chinês disse que as relações China-Rússia resistiram aos testes das mudanças globais e estabeleceram um modelo de boa vizinhança

      CGTN – O presidente da China, Xi Jinping, encontrou-se na manhã desta terça-feira (2) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no âmbito da Cúpula da​ Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) e outros eventos comemorativos do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial.

      O líder chinês disse que as relações China-Rússia resistiram aos testes das mudanças globais e estabeleceram um modelo de boa vizinhança, coordenação estratégica global e cooperação de benefícios recíprocos entre grandes nações. As duas partes permanecem fiéis à aspiração inicial com firmeza e conquistaram êxitos em vários domínios. A China quer estreitar o intercâmbio de alto nível com a Rússia, melhorar o apoio mútuo no desenvolvimento e na revitalização e coordenar suas posições nos assuntos de interesses vitais, a fim de promover um maior desenvolvimento nas relações bilaterais.

      Xi Jinping ressaltou que os dois países devem guiar suas cooperações através de grandes projetos e criar projetos de colaboração exemplar, além de promover a integração de interesses com maior profundidade. A resiliência das cooperações deve ser aumentada, também é preciso melhorar o entendimento mútuo durante a cooperação, assim como consolidar e defender com todos os esforços possíveis o conjunto de cooperações.

      Xi Jinping ainda enfatizou que os chefes de Estado da China e da Rússia compareceram aos eventos comemorativos da vitória sobre o fascismo um do outro, mostrando a responsabilidade dos principais vencedores da Segunda Guerra Mundial e dos membros permanentes do Conselho de Segurança, bem como a determinação de defesa até à vitória e à correta perspectiva histórica sobre a Segunda Guerra Mundial.

      “O objetivo de lançar a Iniciativa de Governança Global é reunir todos os países com ideais semelhantes e objetivos compartilhados para defender de maneira firme os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e promover a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável”, completou Xi Jinping.

      Vladimir Putin disse que, sob a liderança dos dois chefes de Estado, as relações Rússia-China refletem um alto nível de estratégia e atingiu o nível mais alto da história. A participação dos líderes chineses e russos nos eventos comemorativos não só mostra o combate ombro a ombro dos dois países e seu papel crucial na conquista da vitória no campo principal da Europa e do Oriente na Guerra Antifascista Mundial, como também a posição firme em defesa da verdade histórica e dos resultados da vitória da Segunda Guerra Mundial. A união e a cooperação entre Rússia e China também construíram uma base sólida para o desenvolvimento das relações bilaterais na nova era. O presidente russo congratulou a realização da Cúpula​da OCS e manifestou disposição para manter coordenação estratégica com a China.