HOME > Mundo

Celso Amorim propõe mecanismo de resolução de conflitos internos no BRICS

Assessor especial do presidente Lula também destacou que os países do Sul Global desejam ter suas soberanias respeitadas

Celso Amorim (Foto: Agência Brasil )

247 - O assessor especial para assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, defendeu nesta quarta-feira (28) que os países do BRICS resolvam suas diferenças sempre de forma pacífica, de forma a fortalecer a "indivisibilidade" da paz.

"Talvez os membros do BRICS – e outros países aqui presentes – possam dar um exemplo positivo ao mundo comprometendo-se solenemente a resolver suas diferenças de forma pacífica. Embora isso já esteja previsto na Carta das Nações Unidas, esse seria um passo bem-vindo", disse Amorim ao discursar na XII Reunião Internacional de Altos Representantes para Assuntos de Segurança, em Moscou, na Rússia.

Amorim destacou que os países do Sul Global desejam ter suas soberanias respeitadas. "Estamos vivendo uma época em que o poder é exercido de maneira crua e sem remorso. Não queremos retornar à Guerra Fria, quando o mundo era dividido em esferas de influência. Os países do Sul Global querem ter suas soberanias respeitadas e concentrar suas energias na busca por prosperidade e sustentabilidade", afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...