HOME > Mundo

Candidato presidencial da Romênia, Georgescu é detido e indiciado

O político enfrenta uma série de acusações criminais, incluindo tentativa de "incitação a ações contra a ordem constitucional"

Calin Georgescu (Foto: Octav Ganea via Reuters )

247 – O político de direita Calin Georgescu, que surpreendeu ao vencer o primeiro turno da eleição presidencial da Romênia no ano passado, foi detido pela polícia e está sendo investigado por uma série de acusações criminais, incluindo tentativa de "incitação a ações contra a ordem constitucional". A informação é da BBC.

Georgescu, considerado pró-Rússia, foi abordado em Bucareste enquanto se dirigia para registrar sua candidatura às novas eleições em maio, após o tribunal constitucional anular o segundo turno de dezembro passado. Entre as acusações, promotores mencionam o fornecimento de "informações e declarações falsas" e a criação de uma organização de caráter fascista, racista ou xenófoba.

As acusações podem comprometer a participação de Georgescu na eleição presidencial, marcada para os dias 4 e 18 de maio. Ele foi colocado sob controle judicial e proibido de deixar o país.

O processo contra Georgescu ocorre em meio a um cenário político conturbado. A eleição presidencial original foi cancelada após a divulgação de documentos de inteligência que apontavam a ativação de centenas de contas no TikTok em apoio ao candidato.

O então presidente Klaus Iohannis, que inicialmente decidiu permanecer no cargo até a eleição de um sucessor, renunciou no início deste mês antes de enfrentar um processo de impeachment.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...