HOME > Mundo

Bandidos assaltam o Louvre, museu mais visitado do mundo

Joias de alto valor foram roubadas em Paris, denunciou o Ministério da Cultura do país europeu

Entrada principal do Museu do Louvre, em Paris (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)

247 - Museu mais visitado do mundo, o Louvre fechou neste domingo (19) após um assalto em que nove joias foram roubadas. O local fica em Paris, capital francesa. Três homens mascarados invadiram o museu, usando um elevador de serviço acoplado a uma grande escada extensível que fica na lateral sudeste do prédio, voltada para o rio Sena.

O Museu do Louvre reúne um acervo superior a 33 mil peças, que vai de antiguidades da Mesopotâmia, do Egito e do universo clássico a importantes obras da escultura e da pintura europeia. Entre os destaques mais procurados estão a Mona Lisa, a escultura Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia.

“Um assalto ocorreu nesta manhã durante a abertura do Museu do Louvre. Não houve vítimas. Estou no local junto com equipes do museu e da Polícia. Há investigações em andamento”, publicou Rachida Dati em rede social. 

O ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, disse que os objetos roubados têm um “valor inestimável”. O museu anunciou que permaneceria fechado por “razões excepcionais”.

Um dos veículos usados pelos bandidos foi encontrado abandonado. Policiais também encontraram uma das joias, identificada como a coroa da imperatriz, quebrada e deixada nos arredores do museu.

Alerta

Outras instituições também foram atacadas nos últimos meses. Em setembro, o Museu Nacional de História Natural, em Paris, registrou o furto de espécimes de ouro nativo avaliados em 600 mil euros. No mesmo período, um museu em Limoges, referência em porcelana, sofreu um roubo estimado em 6,5 milhões de euros.

Artigos Relacionados