Bandidos assaltam o Louvre, museu mais visitado do mundo
Joias de alto valor foram roubadas em Paris, denunciou o Ministério da Cultura do país europeu
247 - Museu mais visitado do mundo, o Louvre fechou neste domingo (19) após um assalto em que nove joias foram roubadas. O local fica em Paris, capital francesa. Três homens mascarados invadiram o museu, usando um elevador de serviço acoplado a uma grande escada extensível que fica na lateral sudeste do prédio, voltada para o rio Sena.
O Museu do Louvre reúne um acervo superior a 33 mil peças, que vai de antiguidades da Mesopotâmia, do Egito e do universo clássico a importantes obras da escultura e da pintura europeia. Entre os destaques mais procurados estão a Mona Lisa, a escultura Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia.
“Um assalto ocorreu nesta manhã durante a abertura do Museu do Louvre. Não houve vítimas. Estou no local junto com equipes do museu e da Polícia. Há investigações em andamento”, publicou Rachida Dati em rede social.
O ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, disse que os objetos roubados têm um “valor inestimável”. O museu anunciou que permaneceria fechado por “razões excepcionais”.
Um dos veículos usados pelos bandidos foi encontrado abandonado. Policiais também encontraram uma das joias, identificada como a coroa da imperatriz, quebrada e deixada nos arredores do museu.
Alerta
Outras instituições também foram atacadas nos últimos meses. Em setembro, o Museu Nacional de História Natural, em Paris, registrou o furto de espécimes de ouro nativo avaliados em 600 mil euros. No mesmo período, um museu em Limoges, referência em porcelana, sofreu um roubo estimado em 6,5 milhões de euros.


