HOME > Mundo

160 crianças são resgatadas da seita judaica Lev Tahor, acusada de violência sexual na Guatemala

A operação ocorreu após o recebimento de denúncias, incluindo de menores que escaparam do local

Membros do Lev Tahor em San Juan La Laguna (Foto: REUTERS/Jorge Dan Lopez)

247 – O Ministério do Interior e o Ministério Público da Guatemala anunciaram o resgate de 160 crianças de uma propriedade da seita Lev Tahor. O judaico ultraortodoxo é suspeito de violência sexual contra menores.

A operação envolveu membros da Ouvidoria de Direitos Humanos (PGN), da Polícia Nacional Civil (PNC), da Cruz Vermelha e bombeiros voluntários, e teve apoio do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), conforme relatado pela AFP.

A iniciativa ocorreu após o recebimento de denúncias, incluindo de menores que escaparam do local. Em um dos relatos, compartilhado em 11 de novembro, um integrante da Lev Tahor foi acusado de "crimes de tráfico de seres humanos sob a forma de gravidez forçada, abuso infantil e violação".

Durante a operação, as autoridades ainda encontraram "ossos em caixas" no local.

Fundada em Jerusalém nos anos 1980 pelo rabino Shlomo Helbrans, a seita Lev Tahor, que significa "coração puro" em hebraico, já transitou entre Estados Unidos, Canadá, México e Guatemala. Atualmente, o grupo conta com cerca de 250 a 500 membros. (Com informações da BBC, da agência de notícias EFE e da agência AFP).

Carregando anúncios...