TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Secom confirma André Basbaum como novo presidente da EBC

      Com mais de 25 anos de experiência em grandes emissoras, jornalista substitui Jean Lima na presidência da comunicação pública federal

      André Basbaum (Foto: Reprodução/YouTube/Rádio Bandeirantes)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) anunciou nesta quarta-feira (6) que o jornalista André Basbaum será o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele assume o posto anteriormente ocupado por Jean Lima, que formalizou sua saída no início da semana após um processo de desgaste interno.

      Com uma trajetória de 25 anos no jornalismo, Basbaum traz no currículo passagens de destaque pelas quatro maiores emissoras de televisão do país. Foi editor de economia do Jornal Nacional (TV Globo), editor especial do Jornal da Record, editor-chefe do SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band. Até então, exercia a função de diretor de integração de jornalismo da TV Record.

      Segundo nota da Secom, a transição de comando será concluída nos próximos dias. Até a posse de Basbaum, a presidência interina da EBC será exercida por Bráulio Ribeiro, servidor de carreira da empresa que já ocupou diferentes funções, inclusive a de presidente.

      A escolha de Basbaum para a presidência da EBC foi atribuída ao ministro da Secom, Sidônio Palmeira, segundo informação da coluna do Lauro Jardim no Globo. 

      Avanços e desafios

      Durante a gestão de Jean Lima, a EBC consolidou avanços importantes na comunicação pública. A TV Brasil se tornou a quinta emissora de maior audiência no país, segundo dados da própria estatal. Também houve a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública, alcançando todas as capitais e estados brasileiros, e a retomada da TV Brasil Internacional, voltada à diáspora brasileira.

      A chegada de Basbaum ocorre em meio a discussões sobre o papel da comunicação pública no cenário nacional e os desafios de integrar veículos como TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional e Rádios MEC, que compõem a estrutura da EBC.

      A expectativa é que a experiência acumulada por Basbaum na mídia comercial ajude a modernizar a atuação da EBC, ampliando sua relevância e alcance sem perder o caráter público e educativo que marca sua missão institucional.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...