HOME > Mídia

'Grande dia' bomba no Trending Topics após condenação de Bolsonaro, mostra levantamento da Nexus

Expressões como "Bolsonaro condenado" também ganharam destaque

Jair Bolsonaro e plataformas digitais (Foto: Reuters)

247 - O levantamento Nexus apontou que a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal no inquérito da trama golpista gerou uma guerra de hashtags. Declarações de políticos, movimentações de Eduardo Bolsonaro, lamentações em frente ao tribunal e comemorações nas ruas do país, além dos famosos memes, estamparam não só os jornais do país e do mundo, como os inúmeros discursos nas redes sociais.

A pesquisa avaliou o trending topics: às 18H30 (11/09) nesta quinta (11), no início da noite, a expressão "GRANDE DIA" já ocupava a 1ª colocação dos Trending Topics Brasil do momento, com 115 mil menções.

Em segundo lugar ficou a expressão "BOLSONARO CONDENADO", com 221 mil menções. Cármen Lúcia apareceu em 3º lugar, superando 299 mil menções. #BolsonaroNaCadeia figurou em 5º (6,2 mil) e "SUPREMA PERSEGUIÇÃO" em 6º (71,3 mil).

De acordo com a pesquisa, na manhã desta sexta (12), até as 9h, "GRANDE DIA" foi o primeiro termo a aparecer sobre o tema na lista dos Trending Topics Brasil das últimas 24h, na 10ª posição, com 1,37 milhão de menções. Depois a expressão desceu para a 3ª colocação, acumulando agora 255 mil menções. "BOLSONARO CONDENADO" apareceu em seguida, na 4ª, com 577 mil.

A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis que vão além do número de citações ao termo, como o fator novidade (o quão recente é o tópico), volume, velocidade, engajamento e personalização.

Amostra do X e das redes da Meta

Ainda no X, uma análise amostral de 13 milhões de publicações em português, feitas entre os dias 2 (0h) ao dia 12 (até 9h) deste mês, por 823 mil usuários únicos, apontou que o principal pico de debates foi registrado no dia 10, impulsionado pelo voto do ministro Luiz Fux.

No Facebook e no Instagram, a amostra de publicações em português no mesmo período atingiu 918 mil postagens. O presidente Lula acompanhou o centro da nuvem de termos, acompanhado de Alexandre de Moraes, Bozo, Xandão, Fux, Trump, Supremo Tribunal Federal, Deus e Jair Bolsonaro.

Nestas redes, além de políticos e da grande imprensa nacional, páginas da mídia independente e do entretenimento ganharam destaque, com os discursos de maior apelo sobre o tema. É o caso de Tarcísio de Freitas, Maurício Marcon (Podemos-RS), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Humberto Costa (PT-PE), Hugo Gloss, Alfinetei, News Atual, Mídia Ninja, G1, Jornal Nacional, BBC News Brasil e O POVO Online.

Google

DIA 11/09 (18H30) No Google Trends Brasil, ontem, às 18h30, Bolsonaro já ocupava a 1ª colocação das buscas das últimas 24 horas, superando 500 mil pesquisas. "Bolsonaro preso" era um termo visto em 3º lugar (50 mil).

DIA 12/09 (9H) Já no ranking 24h de hoje, coletado às 9h, "Bolsonaro condenado" é visto na 3ª posição, com mais de 1 milhão de pesquisas, atrás apenas de termos do futebol ("cruzeiro x atlético-mg" e "vasco x botafogo).

Associadas a "Bolsonaro condenado", estão as buscas "bolsonaro foi preso?", "quando bolsonaro vai ser preso", "democracia", "regime fechado", "dosimetria", entre outras. O pico de procura por "Bolsonaro condenado" aconteceu às 16h20 de ontem (11). Papuda, um complexo penitenciário no DF, aparece na 5ª posição (20 mil), enquanto Eduardo Bolsonaro fica na 8ª (10 mil).

Análise global no X

Levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados indica que nos Trending Topics Global das últimas 24 horas, o termo GRANDE DIA ocupa o 6º lugar, com mais de 912 mil menções. BOLSONARO CONDENADO surge logo depois na 8ª posição, acumulando mais de 1,8 milhão de citações.

Ainda no antigo Twitter, uma análise amostral de 1 milhão de publicações sobre o julgamento, feitas em outros idiomas que não o português, entre 2 e 12 de setembro, até 10h, por 355 mil usuários únicos, aponta que o pico de conversas ocorreu ontem, quinta-feira (11). As expressões BOLSONARO CONDENADO, golpe de Estado e Charlie Kirk ganham protagonismo na nuvem de termos.

Representando a grande imprensa internacional, The New York Times e CNN repercutiram o tema, ao lado do empresário Elon Musk, que também compartilhou em seu perfil conteúdos sobre o julgamento. Já entre os autores dos discursos mais retuítados, destacamos o influenciador e empresário @notcapnamerica, o conselheiro de Trump Jason Miller e o Secretário de Estado dos EUA Marco Rubio.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...