TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Último fim de semana do verão terá chuva forte no Sudeste e queda de temperatura

      Ciclone extratropical deve se formar na costa do Sul

      Mapa do Brasil no Google Maps (Foto: Google Maps)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O último fim de semana do verão será marcado por mudanças bruscas no tempo, com chuvas intensas no Centro-Sul e queda nas temperaturas em grande parte do Sudeste. Segundo informações do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical deve se formar na costa do Sul a partir desta sexta-feira (14), impulsionando uma frente fria que avançará sobre o Sudeste.

      De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, os impactos serão sentidos principalmente no litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e grande parte do estado do Rio de Janeiro. "Além da chuva, deve entrar um ar mais fresco também, o que deve fazer com que as temperaturas baixem um pouco, principalmente no Sudeste", explica Luengo.

      Previsão para o Sudeste e Centro-Oeste

      O estado do Rio de Janeiro deve ser um dos mais afetados, com chuvas moderadas a fortes já nesta sexta-feira. A Região Serrana pode registrar volumes elevados de precipitação. Segundo o Inmet, áreas entre a Zona da Mata mineira e o centro fluminense podem acumular até 100 mm de chuva por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h.

      Em São Paulo, principalmente no leste do estado, as temperaturas devem cair. A capital paulista, que tem registrado máximas acima dos 30°C há quase um mês, pode ter marcas na casa dos 26°C no fim de semana.

      Já no Centro-Oeste, o calor segue predominando, mas há previsão de pancadas isoladas ao longo do fim de semana.

      Instabilidade no Sul e chuvas no Norte e Nordeste

      No Sul, o sábado (15) deve ser mais ameno, mas no domingo (16) o calor retorna. "O Sul vai sair desse padrão de chuva que está agora e vai voltar para um padrão de calor já a partir de domingo", comenta Luengo.

      Enquanto isso, no Norte e no Nordeste, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o padrão de tempo úmido, com chuvas intensas entre o Ceará e o Amapá.

      Os meteorologistas também acompanham a evolução do fenômeno La Niña, que, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), pode ter curta duração, com a volta da fase neutra já a partir de março.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...