HOME > Meio Ambiente

Recordes perigosos: CO₂, nível do mar e altas temperaturas revelam uma crise ambiental sem precedentes, alerta ONU

Todos os anos da última década estão entre os dez mais quentes da série histórica, pontuaram cientistas

Emissões de gases poluentes (Foto: PETAR KUJUNDZIC/REUTERS)

247 - A temperatura média global em 2024 foi de aproximadamente 1,55°C acima da média registrada de 1850 a 1900, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (18). A concentração de gás carbônico (CO₂) e de outros gases de efeito estufa atingiu o nível mais alto dos últimos 800 mil anos, o nível do mar subiu em ritmo acelerado, e a última década registrou os dez anos mais quentes da história.

Todos os anos da última década estão entre os dez mais quentes da série histórica, pontuou o cientista Chris Hewitt, diretor de serviços climáticos da Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à ONU. "Se considerarmos os dez anos mais quentes já registrados, cada um dos últimos dez anos está nessa lista. Isso nunca aconteceu antes", ressaltou, conforme relato da jornalista Giuliana Miranda, no jornal Folha de S.Paulo.

Pesquisadores disseram que a temperatura dos oceanos atingiu o nível mais alto em 65 anos de registros observacionais em 2023. De 2005 a 2024, a taxa de aquecimento dos oceanos foi mais que o dobro da observada de 1960 a 2005. O nível do mar mais que dobrou, ao passar de 2,1 mm por ano, de 1993 a 2002, para 4,7 mm por ano de 2015 a 2024.

De acordo com a Secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, "embora um único ano acima de 1,5°C de aquecimento não signifique que os objetivos de longo prazo do Acordo de Paris estejam fora de alcance, isso serve como um alerta de que estamos aumentando os riscos para nossas vidas, economias e para o planeta".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...