Parceria entre Brasil 247 e Global Times

HOME > Global Times

Crescimento econômico da China deve levar PIB a 140 trilhões de yuans em 2025

Projeção destaca resiliência da economia chinesa, que deve seguir como principal motor do crescimento global

China anuncia crescimento do PIB (Foto: Global Times)

247 - O Produto Interno Bruto (PIB) da China deverá alcançar cerca de 140 trilhões de yuans (equivalente a US$ 19,65 trilhões) em 2025, segundo projeção divulgada por Jiang Jinquan, chefe do Escritório de Pesquisa de Políticas do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC). 

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira, após o encerramento do recente plenário do partido, em Pequim.

As informações foram publicadas originalmente pelo jornal estatal Global Times, que destacou o avanço contínuo da economia chinesa, mesmo diante de um cenário internacional adverso. Jiang lembrou que o PIB do país ultrapassou sucessivamente as marcas de 110 trilhões, 120 trilhões e 130 trilhões de yuans, consolidando a China como uma das maiores potências econômicas do planeta. Segundo ele, o PIB per capita chinês já supera a média global, um feito que reforça o papel central do país na recuperação e expansão da economia mundial.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China (NBS), o PIB chinês registrou crescimento de 5,2% nos três primeiros trimestres de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Durante o atual 14º Plano Quinquenal (2021-2025), a China manteve uma contribuição média anual de 30% para o crescimento econômico global — uma das mais altas entre as grandes economias.Um porta-voz do NBS afirmou que o desempenho reflete “a força motriz mais crucial para o desenvolvimento econômico mundial”, evidenciando a resiliência e vitalidade do país, mesmo sob pressões externas crescentes e desafios internos complexos.

Ao comentar as perspectivas para o 15º Plano Quinquenal (2026-2030), Han Wenxiu, vice-diretor executivo do Escritório do Comitê Central para Assuntos Financeiros e Econômicos, destacou que a China continua em uma fase de desenvolvimento em que “oportunidades estratégicas coexistem com riscos e desafios”, mas mantém bases sólidas.

“A economia está em fundamentos firmes, com vantagens em várias áreas, forte resiliência e grande potencial. As condições e tendências subjacentes que sustentam o crescimento de longo prazo permanecem inalteradas”, afirmou Han.

Com essa perspectiva, a China reafirma seu papel como uma das principais forças propulsoras da economia mundial, combinando estabilidade estrutural, inovação tecnológica e planejamento estratégico de longo prazo.

Artigos Relacionados