HOME > Geral

Associação propõe fundo de pensão para motoristas de aplicativos

De acordo com uma das propostas da Abrapp, o trabalhador contribui com um percentual de seus ganhos

Motoristas da Uber (Foto: Uber/Divulgação)

247 - A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) se reuniu nesta terça-feira (7) com a comissão especial na Câmara que debate a regulamentação dos trabalhadores por aplicativo.

A Abrapp sugeriu o modelo de fundos de pensão para a Previdência desses profissionais, de acordo com informações publicadas na coluna Painel. A associação representa entidades de Previdência complementar fechada.

A proposta da entidade traz duas alternativas: uma em que o trabalhador contribui com um percentual de seus ganhos, podendo aumentar ou diminuir conforme o fluxo financeiro. Na outra hipótese, as plataformas também podem aportar valores proporcionais às receitas dos trabalhadores, o que estimularia a adesão.

Outro ponto levado aos parlamentares foi a proposta de que o governo entre com incentivos fiscais para permitir que as contribuições sejam dedutíveis do Imposto de Renda dos trabalhadores.

"A implementação desse modelo educa os trabalhadores sobre a importância do planejamento financeiro para o futuro, incentivando hábitos de poupança previdenciária e promovendo maior conscientização sobre a relevância de acumular reservas para aposentadoria", defende a associação.

O número de trabalhadores por aplicativos aumentou 170% no Brasil, ao passar de 770 mil em 2015 para 2,1 milhões em 2025, apontou o Banco Central no Relatório de Política Monetária referente ao terceiro trimestre de 2025. As estatísticas foram divulgadas em 25 de setembro.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...