HOME > Esporte

Ídolo francês, Eric Cantona defende exclusão de Israel de competições de futebol

“Todos os clubes e jogadores devem se recusar a jogar contra times israelenses”, defendeu Cantona

Eric Cantona (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

247 - O ex-jogador francês Éric Cantona defendeu publicamente que Israel seja suspenso de todas as competições internacionais de futebol. A declaração foi feita nesta quinta-feira (18), durante o evento Together for Palestine, realizado em Londres.

Conhecido por sua postura firme em causas sociais, Cantona afirmou que os clubes e a seleção israelense deveriam receber punições esportivas, e comparou com as sanções aplicadas à Rússia, excluída de competições de futebol. Segundo ele, enquanto Moscou foi banida em apenas quatro dias após atacar a Ucrânia, Israel permanece autorizado a disputar torneios internacionais mesmo após quase dois anos promovendo o genocídio em Gaza.

“Quatro dias após a invasão da Ucrânia, a Fifa e a Uefa baniram a Rússia de todas as competições internacionais. Não é injusto que Israel ainda tenha permissão, 716 dias depois dos eventos que a Anistia Internacional chamou de genocídio?”, questionou.

Cantona reforçou que a pressão popular pode ser decisiva para forçar mudança. “Todos os clubes e jogadores devem se recusar a jogar contra times israelenses. Todos lembramos do apartheid na África do Sul. O boicote esportivo foi crucial para acabar com ele. Nós temos poder, vocês têm poder e os fãs de futebol do mundo todo têm poder”.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...