TV 247 logo
      HOME > Esporte

      André Fufuca sobre racismo no futebol: ‘faremos uma mudança na Lei Geral do Esporte’ (vídeo)

      Novos casos de racismo ligam o sinal de alerta para a necessidade de mais providências a serem adotadas contra a discriminação racial

      André Fufuca (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro dos Esportes, André Fufuca, publicou nesta sexta-feira (14) uma mensagem para afirmar que o governo federal receberá uma proposta com mudanças na Lei Geral do Esporte, com o objetivo de combater o racismo. “A inclusão de um novo requisito vai obrigar Clubes, Federações e Confederações a adotarem atitudes práticas contra o racismo”, escreveu o titular da pasta na rede social X. “Quem não o fizer será impedido de receber recursos públicos federais”.

      A informação divulgada pelo ministro é discutida após o caso de racismo na última quinta-feira (6), no jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, no Paraguai. Um torcedor paraguaio, que segurava uma criança no colo, foi visto em câmeras imitando um macaco em direção ao jogador brasileiro Figueiredo. Outro atleta palmeirense, o atacante Luighi também foi alvo de insultos racistas e relatou ao árbitro que havia sido chamado de "macaco". O jovem de 18 anos chorou no banco de reservas.

      O Observatório da Discriminação Racial no Futebol afirmou que 136 casos de racismo foram registrados em 2023, alta de 38,77% na comparação com 2022 (98 incidentes). Na comparação com 2014, primeiro ano desse tipo de pesquisa divulgada pelo observatório, o aumento chegou a 444%, ao passar de 25 para 136.

      Os números foram colhidos em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Grupo de Estudos sobre Esporte e Discriminação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

      Segundo o ministro, “com racismo não tem jogo”. “O combate ao racismo é prioridade no @esportegovbr. Por isso, vamos encaminhar ao presidente @LulaOficial uma proposta de mudança na Lei Geral do Esporte”, complementou.

      Inicialmente, a Presidência da República analisará a proposta, que depois será enviada ao Congresso Nacional para ser debatida. Caso seja aprovada, será incorporada à legislação esportiva.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...