TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Influenciadoras que entregaram bananas e macacos de pelúcia a crianças negras são julgadas nesta quinta

      Ministério Público do Rio de Janeiro busca a condenação por injúria racial para mãe e filha

      Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves (Foto: Reprodução)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 -O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves por injúria racial após a publicação de um vídeo em que aparecem entregando bananas e um macaco de pelúcia a crianças negras em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. A informação foi divulgada originalmente pelo portal CNN.

      De acordo com o MPRJ, a ação das denunciadas reforça um estereótipo racista, associando pessoas negras a macacos. O episódio ganhou repercussão após a influenciadora digital e especialista em direito Fayda Belo expor o caso em suas redes sociais. Segundo ela, trata-se de um exemplo de "racismo recreativo", conceito que define a prática de discriminação sob o pretexto de humor. "O racismo recreativo está presente quando uma conduta racista é disfarçada de piada ou brincadeira, mas tem impacto real na vida das pessoas negras", explicou Fayda.

      As imagens publicadas por Kerollen e Nancy foram rapidamente criticadas por internautas e ativistas, que consideraram o conteúdo ofensivo e desrespeitoso. Diante da repercussão negativa, mãe e filha apagaram o vídeo, mas o material já havia sido amplamente compartilhado e denunciado.

      O caso agora está sob análise da Justiça, que determinará se as denunciadas serão julgadas por injúria racial. Caso condenadas, elas podem enfrentar pena de reclusão e multa, conforme previsto na legislação brasileira para crimes de discriminação racial. A defesa das acusadas ainda não se manifestou sobre a denúncia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...