“Zambelli na prisão é uma vergonha para o Brasil”, diz jurista Fernando Fernandes
Para o criminalista, a prisão da deputada na Itália expõe a degradação institucional promovida pelo bolsonarismo
247 - Durante participação no programa Boa Noite 247, da TV 247, o jurista e advogado criminalista Fernando Augusto Fernandes classificou a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália após alerta da Interpol, como “uma vergonha nacional”.
Fernandes afirmou que a prisão de uma parlamentar brasileira condenada pelo Supremo Tribunal Federal, por envolvimento em ataques contra o Estado Democrático de Direito, representa um episódio humilhante para o país no cenário internacional. Segundo ele, a gravidade dos crimes praticados por Zambelli, como a contratação de um hacker para forjar um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes e o uso de arma de fogo em via pública, desmonta qualquer tese de “perseguição política” e deveria motivar uma resposta rápida do Congresso Nacional.
“Ela continua com mandato, mesmo condenada e foragida. É inadmissível. A Câmara precisa agir e preservar sua imagem diante do povo brasileiro”, defendeu.
Para o jurista, a tendência é que Zambelli seja deportada pela Itália, independentemente de sua cidadania italiana, uma vez que não nasceu, não estudou, nem construiu vínculos relevantes no país europeu. Caso o governo italiano opte por não deportá-la de forma imediata, pode ser instaurado um processo formal de extradição — mais demorado, mas que também deverá resultar em sua entrega ao Brasil.
Bolsonaro e a motociata
Fernando Fernandes também alertou sobre o uso político das manifestações do ex-presidente Jair Bolsonaro, como a motociata realizada recentemente. Para ele, ainda que tecnicamente não violem ordens judiciais diretas, esses atos têm objetivo claro de confrontar o Supremo Tribunal Federal e insuflar a base golpista.
“Bolsonaro usa essas ações para tentar desestabilizar as instituições. Está na hora do STF tomar providências mais duras, inclusive decretando prisão domiciliar”, argumentou o jurista.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: