"PEC das prerrogativas" está a serviço da extrema direita, diz Rogério Correia
'Tenho medo que essa extrema direita brasileira acabe virando uma espécie de guerrilha', afirmou o parlamentar
247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fez um alerta nesta quarta-feira (27) para os prejuízos da PEC das Prerrogativas (PEC 3/21), que proíbe vários casos de prisão em flagrante de parlamentares.
“A serviço do que o centrão e a extrema direita querem”, disse o parlamentar em entrevista à TV 247. “Quanto mais isolados ficam, mais agressivos. Tenho medo que essa extrema direita brasileira acabe virando uma espécie de guerrilha. Cada vez a agressividade é maior”.
O petista aproveitou para repudiar a trama golpista, que tem Jair Bolsonaro (PL) entre os 31 réus. “Não adianta eles falarem que vão fechar o Supremo. Não vamos permitir. Foi uma tentativa de golpe nítida”, afirmou Correia.
Segundo a PEC das Prerrogativas, policiais poderão efetuar prisão em flagrante dos parlamentares nos casos de crimes inafiançáveis mencionados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
A proposta passou a ser analisada em um contexto de prisão domiciliar de Bolsonaro. Ele passou a ficar detido, em Brasília (DF), e a cumprir medidas cautelares por risco de fuga para o exterior e obstrução judicial da investigação sobre a tentativa de golpe.
O inquérito da trama golpista está no Supremo Tribunal Federal, mas, em outra apuração, a Polícia Federal indiciou Jair e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por atrapalhar as investigações sobre o plano golpista por causa das articulações junto ao governo Donald Trump (EUA) para aplicar sanções à economia brasileira e ao STF.
Ainda na entrevista concedida ao 247, o deputado Rogério Correia também afirmou que a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara “já era para ter sido feita”. Confira abaixo a análise do parlamentar do PT, a partir de 1h39min48s do vídeo.