TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      Jeffrey Sachs à TV 247: 'Brasil fortalece democracia enquanto EUA retrocedem'

      Economista elogiou em entrevista a independência do STF na condução do julgamento de Jair Bolsonaro

      Jeffrey Sachs e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O economista Jeffrey Sachs, um dos mais renomados pensadores do mundo, elogiou, em entrevista à TV 247, o processo judicial contra o núcleo 1 da trama golpista, conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

      Sachs classificou o processo, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por liderar a trama, como um exemplo da condução independente do Judiciário. Ele destacou a importância da resiliência das instituições brasileiras diante da pressão exercida pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o STF. 

      "Brasil está demonstrando o Estado de Direito. O veredicto será baseado em um processo judicial independente, o que é importante e impressionante. Especialmente levando em conta a pressão dos EUA contra o Brasil por conta desse processo", disse. 

      Na entrevista ao jornalista Leonardo Sobreira, Sachs lamentou os retrocessos enfrentados sob o governo Trump. Ele comparou a situação nos EUA a um regime de exceção, que atropela processos que deveriam passar pelo Congresso primeiro, como no caso das tarifas comerciais aplicadas unilateralmente contra uma série de países. 

      "Nos EUA, estamos em retrocesso, temos a lei de um homem. Nos EUA, estamos numa situação muito ruim. É importante comparar isso com o processo muito responsável que vem sendo conduzido no Brasil", disse. 

      Relacionados

      Carregando anúncios...