Microcervejarias inovam e conquistam mercado com sustentabilidade e novos sabores
No Dia Internacional da Cerveja, pequenos produtores se destacam com rótulos artesanais, práticas sustentáveis e foco em saúde e bem-estar
247 - No Dia Internacional da Cerveja, comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto, o brinde vai para os empreendedores das microcervejarias brasileiras. De acordo com matéria divulgada pelo Sebrae, esse segmento vem ganhando notoriedade graças à combinação de criatividade, inovação e atenção às tendências de consumo. Os pequenos produtores têm atraído cada vez mais apreciadores da bebida com uma variedade de rótulos, misturas inusitadas de ingredientes e experiências personalizadas que ampliam a conexão entre cerveja e estilo de vida.
O setor, em franca evolução, aposta em diferenciais que vão muito além do paladar. Saúde, sustentabilidade e sensorialidade passaram a ser aspectos centrais da indústria cervejeira artesanal. A busca por ingredientes orgânicos e regionais, o uso de técnicas fermentativas inovadoras e as colaborações entre marcas independentes refletem um novo perfil de consumidor, mais consciente e aberto à experimentação.
“Além da preocupação com o meio ambiente, o mercado cervejeiro artesanal também se destaca na procura por ingredientes orgânicos, exóticos e regionais, com frutas e especiarias”, afirma Carmen Sousa, analista de Competitividade do Sebrae Nacional. “Além disso, apresenta técnicas de fermentação inovadoras e colaborações entre cervejarias com objetivo de criar bebidas únicas.”
Arte em forma de cerveja
A microcervejaria Masterpiece, em Niterói (RJ), é um exemplo dessa nova geração de produtores. Com rótulos premiados dentro e fora do país, a empresa considera cada cerveja uma obra-prima. Sustentabilidade também está no DNA da marca: a fábrica opera com energia solar, captação de água da chuva e práticas socioambientais alinhadas à legislação e ao bem-estar dos colaboradores.
“Somos muito pequenos em relação às grandes marcas, mas nos diferenciamos no aspecto da sustentabilidade”, afirma André Valle, CEO da Masterpiece. “Nesses cinco anos de produção, também focamos muito na qualidade. Somos a cervejaria mais premiada no estado do Rio de Janeiro e buscamos nos orientar de acordo com a evolução do mercado.”
Com 28 rótulos no portfólio — entre estilos clássicos, premium, pub e premiados —, a empresa investe em diversidade para atender ao público que valoriza a experimentação. “Podemos nos dar ao luxo de criar cervejas diferentes e, com essa diversidade, conseguimos alcançar um público que gosta de experimentar cervejas variadas”, destaca Valle. A Masterpiece também prepara o lançamento de um modelo de franquia do bar da fábrica, em reforma, que poderá ser replicado em shoppings e outros espaços comerciais.
Cerveja com consciência
Outro destaque do setor é a cervejaria Luci, criada em São Paulo (SP) por dois amigos, Danniel Rodrigues e Thiago Campacci, com o propósito de unir sabor, saúde e bem-estar. A marca surgiu do estilo de vida dos fundadores, adeptos de esportes e de uma rotina com baixo consumo alcoólico. “Nos conectamos pelo nosso desejo comum de proporcionar algo que fizesse bem para a vida das pessoas e a Luci, que vem de lucidez, nasceu para fazer isso acontecer”, conta Danniel.
A produção da Luci é feita no modelo cigano, ou seja, terceirizada, com orientação técnica da mestre cervejeira Bárbara Mortl. O grande diferencial é a fórmula das cervejas sem álcool, com adição de vitaminas, lúpulo com propriedades antioxidantes e ingredientes brasileiros. “Durante nossas degustações, as pessoas questionam se é realmente sem álcool porque o sabor é muito semelhante”, afirma Danniel.
Com cinco rótulos no mercado, a Luci tem conquistado reconhecimento técnico: foi eleita a segunda melhor cerveja sem álcool no Concurso Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC); ficou em terceiro lugar na Copa Sul-Americana de Cerveja, em Bento Gonçalves (RS); e também conquistou o terceiro lugar na categoria de bebidas não alcoólicas na Naturaltech, a maior feira da América Latina de produtos naturais e sustentáveis.
Apoio para quem quer começar
O Sebrae disponibiliza gratuitamente um guia completo para quem deseja empreender no setor cervejeiro. O material aborda desde a análise do mercado e a escolha da localização até exigências legais e orientações práticas para a abertura de uma microcervejaria. O conteúdo está disponível no portal da instituição.
Com criatividade, propósito e sustentabilidade, as microcervejarias brasileiras estão transformando o modo de produzir e consumir cerveja — e brindando a um futuro mais diverso e consciente no copo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: