TV 247 logo
      HOME > Economia

      Transpetro acerta com Petrobras mais 4 embarcações para o próximo plano de negócios

      Contratação será incluída no próximo plano de negócios da Petrobras, para o período de 2026 a 2030, que deve ser publicado até o fim do ano

      Fachada de prédio da Petrobras no Rio de Janeiro 04/2025 (Foto: Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - A Transpetro, empresa de logística e transporte da Petrobras, acordou com a petroleira a previsão para a aquisição de mais quatro embarcações para atender a companhia, disse o presidente da subsidiária, Sérgio Bacci.

      A contratação desses navios será incluída no próximo plano de negócios da Petrobras, para o período de 2026 a 2030, que está em discussão e deve ser publicado até o fim do ano.

      Com isso, as contratações de navios pela Petrobras junto à Transpetro devem totalizar 25, entre licitações em andamento e previstas, dentro do Programa de Renovação e Ampliação da Frota, lançado pela Transpetro no ano passado.

      "Acertei com a (presidente) Magda (Chambriard) a inclusão de mais quatro embarcações no plano do tipo PMAX", disse Bacci, a jornalistas, em evento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na noite de terça-feira. "O perfil dessas embarcações vai depender da demanda do que a Petrobras vai querer, e isso está sendo analisado."

      As aquisições de navios junto à Transpetro devem atender prioritariamente às demandas de transporte de produtos da Petrobras.

      A petroleira também contrata navios junto a outras empresas. Ao final de maio, a presidente da companhia, Magda Chambriard, previu a contratação de 52 embarcações até 2026, com investimentos de R$ 29 bilhões, durante evento em Santa Catarina.

      No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras está intensificando contratações de embarcações para fortalecer a indústria naval brasileira, importante geradora de empregos.

      A perspectiva é que a licitação das quatro novas embarcações, disse Bacci, possa ocorrer já no começo do ano que vem.

      A Transpetro está com uma licitação em curso para contratação de oito navios gaseiros, visando triplicar a capacidade de transporte de GLP e derivados e permitir o transporte de amônia.

      Em fevereiro, a empresa concluiu a licitação para aquisição de quatro navios da classe Handy. Ainda em 2025, a Transpetro vai lançar uma nova licitação para aquisição de navios de médio porte (MR1).

      "Temos que ter uma demanda perene e isso é que estamos tentado fazer para atrair investimentos... é importante para a Petrobras ter navios porque isso ajuda a Petrobras a balancear o afretamento...", completou. Da frota da Petrobras, 26 são da Transpetro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...