Supermercados e produtos alimentícios crescem 1,7% em agosto no varejo
Supermercados foram o único setor em crescimento, enquanto os demais segmentos do comércio registraram queda
247 - As vendas do setor de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios cresceram 1,7% em agosto, segundo levantamento da Stone, de acordo com a coluna de Lauro Jardim, de O Globo. O resultado representa a única expansão entre os principais ramos do varejo no período.
Apesar desse avanço, a comparação com agosto do ano passado mostra retração de 1,1%, reflexo da queda no poder de compra das famílias, impactadas pelo alto endividamento e pela perda de dinamismo no mercado de trabalho.
Supermercados resistem à retração do comércio
Enquanto o ramo de alimentos e bebidas apresentou alta, os demais segmentos do varejo encolheram em agosto. O setor de Materiais de Construção liderou as perdas, com queda de 4,3%, seguido por Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-3,6%).
Também registraram retração Combustíveis e Lubrificantes (-1%), Artigos Farmacêuticos e outros itens de uso pessoal e doméstico (-0,7%), além de Tecidos, Vestuário e Calçados, e Móveis e Eletrodomésticos (-0,3%).
Queda generalizada nos demais segmentos
No comparativo de 12 meses, todos os setores apresentaram queda. O pior desempenho foi do segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-6,8%), seguido por Móveis e Eletrodomésticos (-6,7%) e Materiais de Construção (-5%).
Outros ramos também tiveram resultados negativos: Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-3,1%), Tecidos, Vestuário e Calçados (-2,1%), Artigos Farmacêuticos (-1,9%) e Combustíveis e Lubrificantes (-0,5%).