Quase 80% dos reajustes salariais em 2025 tiveram aumento real para os trabalhadores, diz Dieese
O levantamento indica uma tendência positiva na recuperação do poder de compra dos trabalhadores
247 - No primeiro semestre de 2025, 78,6% dos 7.496 reajustes salariais realizados no país resultaram em ganhos acima da inflação, segundo dados do boletim De Olho nas Negociações, divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O levantamento indica uma tendência positiva na recuperação do poder de compra dos trabalhadores. As informações são do jornal O Globo.
Ainda conforme o boletim, 13% das negociações resultaram em reajustes equivalentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e 9,4% ficaram abaixo da variação do índice — sinal de que, embora o resultado majoritário seja positivo, parte dos trabalhadores ainda enfrenta perdas reais de salário.
O piso salarial médio dos reajustes no período foi de R$ 1.799, mas o setor de serviços se destacou não apenas pelo maior percentual de reajustes acima da inflação, como também pelo maior valor médio de piso, atingindo R$ 1.837. Já o setor comercial concentrou a maior proporção de reajustes equivalentes ao INPC, e o setor rural apresentou o maior número de negociações com reajustes abaixo da inflação.
Regionalmente, o relatório mostra que as regiões Sudeste e Sul lideram em percentuais de reajustes com ganho real. O Sul, em particular, obteve os maiores pisos médios do país no semestre.
O Dieese também destacou um sinal de recuperação nas negociações salariais nos meses mais recentes. Após um período de deterioração iniciado em março, junho apresentou melhora, mantendo a tendência de alta verificada já em maio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: