HOME > Economia

Impacto de medidas para reduzir preços de alimentos deve ocorrer só em 60 dias, estima Associação Brasileira de Supermercados

Segundo a entidade, a iniciativa anunciada pelo governo é de médio prazo, pois as empresas não estavam preparadas para realizar esse tipo de importação

Impacto de medidas para reduzir preços de alimentos deve ocorrer só em 60 dias, estima Associação Brasileira de Supermercados (Foto: Agência Brasil )

Por InfoMoney - A redução de impostos sobre produtos importados, implementada pelo governo federal no início de março, deve ajudar a diminuir os preços de alguns itens.

No entanto, os consumidores só perceberão os efeitos dessas medidas em cerca de 60 dias, afirmou Márcio Milan, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Milan explicou que essa é uma iniciativa de médio prazo, pois as empresas não estavam preparadas para realizar esse tipo de importação. Para combater a inflação, o governo eliminou as tarifas de importação de alimentos como café, açúcar e carnes.

Além disso, o executivo destacou o progresso na reformulação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que visa ajudar na redução dos preços. Segundo a Abras, se aprovada, a proposta poderia gerar uma economia de R$ 7 bilhões para o setor de supermercados. No entanto, associações que representam empresas de vale-refeição e vale-alimentação discordam desse valor.

O governo federal formalizou na semana passada a redução de tarifas de importação anunciada na semana anterior para uma lista de alimentos, em medida tomada com o objetivo de enfrentar a alta de preços, apesar de questionamentos sofre os efeitos práticos.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, havia que o governo zeraria as tarifas de carnes, açúcar, milho, café, óleo de girassol, macarrão, sardinha, azeite e biscoitos, mas ainda não havia divulgado as especificações.

(com Reuters)

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...