HOME > Economia

Hugo Motta articula inclusão de minirreforma na medida que isenta IR até R$ 5 mil

Ideia é utilizar a tramitação da MP para inserir um pacote de mudanças tributárias voltado principalmente à revisão e ao corte de renúncias fiscais

Hugo Motta - 24/04/2025 (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

247 - Em meio ao desgaste provocado pelo decreto que aumentou o IOF, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), está se movimentando para reposicionar a Casa Legislativa como protagonista na solução de entraves fiscais do país.  Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, a estratégia passa pela medida provisória que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais. 

A ideia de Motta é utilizar a tramitação da MP para inserir um pacote de mudanças tributárias — uma espécie de minirreforma — voltado principalmente à revisão e ao corte de renúncias fiscais que drenam recursos públicos.

O objetivo é duplo: aliviar pressões orçamentárias e marcar posição política diante do impasse gerado pelo decreto do governo, que elevou a alíquota do IOF sobre operações de crédito. Motta tem conduzido as conversas com o deputado Arthur Lira (PP-AL), relator da MP. Também participam das negociações economistas e representantes do setor financeiro. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...