HOME > Economia

Alckmin participa de evento na Paraíba para incentivar produtividade em pequenas empresas

Ministro e presidente em exercício apresenta programa Brasil Mais Produtivo em Campina Grande durante encontro com lideranças industriais do Nordeste

Alckmin participa de evento na Paraíba para incentivar produtividade em pequenas empresas (Foto: Log Produções)

247 - O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira, 6 de junho, em Campina Grande (PB), do Roadshow Brasil Mais Produtivo. A iniciativa faz parte da estratégia da Nova Indústria Brasil e tem como foco impulsionar a produtividade e a competitividade de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em todo o país. 

O evento ocorre no contexto do Diálogo Sobre a Competitividade e Combate ao Custo Brasil, realizado durante o encontro da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes das nove federações das indústrias da região. Também participam representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

Organizado por Senai e Sebrae, o roadshow tem como objetivo apresentar aos empresários da região as oportunidades oferecidas pelo programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa disponibiliza consultorias especializadas e gratuitas voltadas à melhoria dos processos produtivos, adoção de tecnologias e redução de custos operacionais, com foco em ganhos de produtividade e faturamento.

Além de promover soluções práticas para o setor produtivo, o evento também é um espaço para debater alternativas ao chamado Custo Brasil, conjunto de obstáculos estruturais, burocráticos e econômicos que encarecem a produção nacional e afetam diretamente a competitividade da indústria brasileira.

Desde seu lançamento em 2023, o Brasil Mais Produtivo já engajou cerca de 17 mil empresas na Plataforma de Produtividade, o que representa 8,49% da meta de 200 mil empresas até 2027. Até o momento, foram realizados mais de 14 mil atendimentos industriais e 30.700 no setor de comércio e serviços, alcançando 48,13% da meta de 93 mil atendimentos prevista para o mesmo período.

O programa está integrado à política da Nova Indústria Brasil (NIB), que busca promover a digitalização da indústria e estimular setores estratégicos por meio de políticas públicas, tecnologias nacionais e ações de desburocratização. Entre seus objetivos está a redução do Custo Brasil, estimado em R$ 1,7 trilhão por ano, com potencial de economia de R$ 92 bilhões anuais a partir de quatro projetos específicos já mapeados.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...