HOME > Cultura

Maricá lança 10ª FLIM com programação literária e shows gratuitos

Festa Literária Internacional de Maricá traz debates, autores premiados e apresentações musicais de 5 a 14 de setembro

Festa Literária de Maricá (Flim) (Foto: Divulgação)

247 - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, dá início nesta sexta-feira (5) à 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), considerada a maior realizada na cidade até hoje, com mais de 70 mesas de debates, rodas de conversa e apresentações culturais, segundo release oficial do município. O evento acontece na Orla do Parque Nanci e segue até 14 de setembro, sempre das 8h às 20h, com shows musicais às sextas, sábados e domingos, das 20h às 23h.

A FLIM deste ano homenageia a escritora Conceição Evaristo, vencedora de prêmios como o Jabuti. “Toda a minha obra estará disponível no evento, e eu estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, vai ser uma oportunidade para estar com vários escritores e escritoras do país”, destacou a autora.

Além de Evaristo, o público terá a chance de acompanhar nomes consagrados da literatura e da cultura popular, como Jeferson Tenório, Jessé Souza, Fernando Ceylão, Paulinho Serra, José de Abreu, Bela Gil, Leo Jaime e Projota. Entre os convidados internacionais estão Teresa Cárdenas (Cuba), Eliseu Baroni (Guiné-Bissau) e Balam Rodrigo (México). O evento também reúne pratas da casa: mais de cem escritores locais participam, lançando e vendendo livros, muitos deles alunos e professores da rede municipal de Educação.

A programação está distribuída em diferentes tendas. A tenda central, Papo FLIM, recebe as principais mesas. Na abertura, a sexta-feira traz a mesa “Crônicas Urbanas”, com Ruy Castro e Jessé Souza, mediada por Edney Silvestre. No sábado (6), o debate “AFROTopias” reunirá Renato Noguera e Kiusam de Oliveira, enquanto o domingo (7) terá a mesa “Escrivivências da Quebrada”, com Jessé Andarilho, MV Bill, Rodrigo Santos e Wesley Barbosa. Outras atrações incluem conversas com Aline Midlej, Leoni, Zé de Abreu e Fernando Ceylão.

O público jovem tem espaço garantido na tenda FLIM Jovem, com debates sobre esportes, liberdade e vida nas periferias, incluindo participação de Projota, Thalita Rebouças, Faiska e Fumassa. Já a FLIMzinha é voltada para crianças, com contação de histórias, pintura facial, personagens de desenhos animados e apresentações de samba com a Mangueira do Amanhã.

A FLIM também conta com uma grande tenda de editoras e grupos de escritores, onde haverá lançamentos, sessões de autógrafos e venda de livros. O encerramento de cada dia de programação será marcado por shows musicais: na primeira semana, se apresentam Seu Jorge e Leoni; na segunda, Thiago Martins, Jorge Vercillo e Mari Fernandez.

Para tornar a experiência mais acessível, a Prefeitura de Maricá disponibiliza a FLIM Card, um cartão digital com crédito de R$ 200 destinado a estudantes da rede pública e parceiros educativos, como Passaporte Universitário, Passaporte Técnico, IFF e profissionais da Secretaria de Educação, para uso nos estandes locais. A participação na FLIM é gratuita para todo o público.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...