Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil lideram protesto contra PEC da Blindagem no Rio
Artistas se unem em Copacabana neste domingo (21) contra a proposta que favorece parlamentares e anistia a golpistas
247 - Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil estarão neste domingo, 21 de setembro, no centro de uma grande manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato tem como objetivo protestar contra a chamada "PEC da Blindagem" e o projeto de anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro. A concentração está marcada para as 14h, no Posto 5.
Os artistas, símbolos da resistência democrática no país, vão se apresentar em um trio elétrico, acompanhados de outros músicos convidados, como Djavan, Marina Sena .e Lenine. A mobilização ganha força após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição em dois turnos na Câmara dos Deputados, no último dia 16 de setembro.
O que prevê a PEC e o projeto de anistia
A chamada "PEC da Blindagem" altera o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, dificultando até a execução de mandados de prisão. O texto-base obteve 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção, superando com folga os 308 votos exigidos entre os 513 parlamentares da Casa.
No dia seguinte, 17 de setembro, a Câmara aprovou também a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 2162/23, que concede anistia a pessoas condenadas por atos de motivação política desde 30 de outubro de 2022 até a entrada em vigor da proposta. A votação terminou com 311 votos a favor, 163 contrários e sete abstenções. A análise do mérito ainda não tem data definida.