HOME > COP30

Governo reforça turismo e preservação ambiental para a COP30 na Amazônia

Belém sediará conferência da ONU sobre mudanças climáticas, reunindo líderes globais para discutir preservação, turismo e desenvolvimento sustentável

Parque da Cidade, em Belém, que vai abrigar os debates da COP30, em novembro (Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia)

247 - No Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, o Brasil reafirmou seu papel de protagonista na agenda climática mundial, preparando-se para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA), marcada para novembro. A informação é do Ministério do Turismo, responsável por coordenar ações estratégicas para o evento.

“A COP30 une preservação, economia e turismo. Belém está sendo preparada para mostrar ao mundo a força da Amazônia na agenda climática global”, afirmou o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, destacando a importância do evento para colocar a floresta amazônica no centro das discussões internacionais.

Para transformar a conferência em uma edição histórica, o Ministério do Turismo criou uma força-tarefa que prevê investimentos de R$ 172 milhões via Fungetur para ampliar e modernizar a rede hoteleira de Belém. Além disso, o governo federal já garantiu mais de mil acomodações para delegações estrangeiras e reforçará a oferta de hospedagem com duas embarcações capazes de receber juntas até 6 mil pessoas.

Até o momento, mais de 60 países confirmaram presença na COP30, incluindo Egito, Singapura, Noruega, Japão, República Democrática do Congo, Arábia Saudita, Portugal e Espanha. Conhecida como a “COP da Floresta”, o evento proporcionará uma plataforma para que líderes mundiais discutam emergências climáticas a partir do maior bioma do planeta, posicionando a Amazônia como símbolo e palco de soluções ambientais globais.

Carregando anúncios...