Governadores reforçam apoio à COP 30 em Belém e destacam papel da Amazônia no combate à crise climática
Representantes de 19 estados assinaram declaração conjunta que reconhece a importância da conferência na região amazônica
247 - Durante reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (13/8) em Belém, 19 governadores e vice-governadores manifestaram apoio formal à realização da COP 30 na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Segundo informações da Agência Gov, os chefes do Executivo estadual assinaram uma declaração conjunta ressaltando o simbolismo de sediar o evento no coração da Amazônia e a confiança nos preparativos para receber líderes mundiais e representantes de diversos setores.
O presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, destacou que os governos subnacionais desempenham papel essencial no enfrentamento à crise climática. “Os entes subnacionais estão entre os principais responsáveis pela implementação dos acordos sobre o clima, junto a grupos como setor privado, academia e sociedade civil”, afirmou. Ele reforçou que a Agenda de Ação da conferência busca não apenas discutir, mas implementar compromissos já assumidos no âmbito do Acordo de Paris, conectando a ambição climática a oportunidades concretas de desenvolvimento, investimentos e inovação.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a oportunidade única de o Brasil liderar a pauta ambiental. “O Brasil deve se envolver cada vez mais e estar unido neste momento extraordinário em favor do meio ambiente, do combate à mudança do clima”, declarou. Para ele, o país pode “construir e liderar a agenda da sustentabilidade e da transição econômica, ecológica e social para o mundo, a partir das práticas que já realiza em seu território”.
A Agenda de Ação da COP 30 está estruturada em seis eixos — que envolvem mitigação, adaptação e meios de implementação — e define 30 objetivos-chave, acompanhados por grupos de ativação. Esses grupos irão reunir soluções e iniciativas que possam ser replicadas globalmente, valorizando experiências bem-sucedidas em diferentes estados brasileiros. “O mundo estará olhando para o Brasil e nós teremos a oportunidade de mostrá-lo como um país de soluções”, disse Corrêa do Lago, lembrando que exemplos locais podem inspirar políticas em outras regiões do planeta.
O embaixador também enfatizou que, ao longo das últimas três décadas, o debate climático evoluiu de uma pauta ambiental e de desenvolvimento para um tema central nas agendas econômica e geopolítica globais. Ele alertou para a necessidade de traduzir as negociações internacionais em benefícios concretos para a população. “Se a agenda climática não trouxer benefícios concretos e melhorar a vida das pessoas, ela perde sentido. É fundamental que essa agenda seja de desenvolvimento sustentável, criadora de direitos e capaz de impactar positivamente a população”, afirmou.
Entre os signatários da carta estão governadores e vice-governadores do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, reforçando uma frente nacional de apoio ao evento e à agenda climática.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: