TV 247 logo
      HOME > COP30

      Brasil assegura estrutura e inclusão para sediar a COP30 em Belém, afirma embaixador

      A cem dias do evento, governo anuncia hospedagem para delegações e destaca esforço internacional para viabilizar financiamento climático

      Em carta, André Corrêa do Lago, presidente da COP30, convoca o mundo para mais engajamento contra a mudança do clima e apresenta prioridades da Conferência que acontece no Brasil, em novembro (Foto: Gabriel Della Giustina /Redes COP30)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A cem dias do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, o embaixador André Corrêa do Lago e a diretora executiva Ana Toni reuniram-se com jornalistas brasileiros e estrangeiros para detalhar os preparativos do evento. Ambos destacaram o compromisso do Brasil em oferecer infraestrutura adequada e garantir a participação ampla dos países na conferência, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.

      Presidente da COP30, Corrêa do Lago reafirmou a escolha da capital paraense como sede do evento e garantiu que “o governo está se esforçando muito para garantir a participação de todos os países na COP”. Segundo ele, “Belém é uma cidade incrível e o lugar perfeito para sediar a COP30”. O embaixador destacou ainda que, apesar dos avanços, ainda é necessário garantir condições para a presença das delegações, em especial dos países em desenvolvimento. “O Brasil está comprometido com uma COP verdadeiramente inclusiva”, afirmou.

      A questão da hospedagem foi um dos pontos centrais da entrevista. Segundo a presidência do evento, a plataforma oficial de reservas — cop30.bnetwork.com — já está no ar e oferece mais de 2.700 opções de hospedagem, que vão desde hotéis e apartamentos a residências particulares temporariamente disponíveis. Além disso, dois navios de cruzeiro atracados no Porto do Outeiro devem fornecer cerca de 3.900 leitos extras para participantes.

      Outro tema de destaque foi o Rainforest Forever Fund (TFFF), um fundo voltado à preservação das florestas tropicais. Corrêa do Lago explicou que a estrutura financeira do fundo foi desenvolvida durante a COP28 em Dubai e obteve ampla aceitação internacional. “O TFFF tem características excepcionais; tem sido considerado extraordinário tanto pelos países beneficiários quanto pelos países doadores”, declarou o embaixador. Ele ressaltou, contudo, que o próximo desafio é garantir o recebimento dos primeiros aportes financeiros, essenciais para a eficácia do mecanismo.

      A diretora executiva Ana Toni enfatizou o caráter inclusivo da COP30 e o engajamento de diferentes regiões do país. “Desde o início, sempre entendemos que a COP não é apenas um evento com ápice em Belém, mas um verdadeiro evento plurianual”, afirmou. Ela destacou a realização das Agendas de Ação e das Semanas da COP30, que já passaram por Londres e ocorrerão também em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Além disso, reuniões estão sendo organizadas por biomas, com o apoio dos governadores.

      Outro ponto abordado na coletiva foi o chamado Roteiro de Baku a Belém, que visa mobilizar até US$ 1,3 trilhão para o financiamento climático global. Corrêa do Lago explicou que esse é o montante estimado por especialistas como necessário para assegurar o fluxo de recursos dos países desenvolvidos para os em desenvolvimento. “Aliás, o presidente Lula tem enfatizado essa demanda, com o apoio unânime dos países em desenvolvimento”, afirmou o embaixador.

      A COP30, considerada uma das mais importantes da história recente, será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, e deve reunir chefes de Estado, representantes de governos, sociedade civil e lideranças indígenas para discutir compromissos climáticos no coração da Amazônia brasileira.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...