Xi Jinping se reúne com o presidente da Indonésia
Ele lembrou que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações
CGTN – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se hoje à tarde (horário de Beijing), no Grande Salão do Povo, na capital chinesa, com seu homólogo da Indonésia, Prabowo Subianto, que veio especialmente ao país para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial.
Xi Jinping destacou que a presença do presidente indonésio para participar da cerimônia comemorativa, apesar das dificuldades, demonstra a importância atribuída às relações entre os dois países e a sincera amizade entre seus povos.
Ele lembrou que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, o 80º aniversário da independência da Indonésia e o 70º aniversário da Conferência de Bandung. Independentemente das mudanças no cenário internacional, China e Indonésia sempre preservaram o espírito nacional de independência e autonomia, seguiram a via da cooperação de ganhos compartilhados e demonstraram a responsabilidade de grandes nações comprometidas com o desenvolvimento pacífico.
Segundo o líder chinês, a China está disposta a, junto com a Indonésia, manter vivo o espírito original do estabelecimento das relações diplomáticas, promover os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e o Espírito de Bandung, avançando em alto nível na construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-Indonésia e contribuindo para a causa do progresso da humanidade.
Xi Jinping ressaltou que as duas partes devem manter o rumo correto, aprofundar a cooperação estratégica abrangente e o alinhamento de projetos de desenvolvimento, de modo a garantir que as relações bilaterais sigam de forma estável e de longo prazo, desempenhando um papel exemplar no plano regional e global.
O presidente da China afirmou que o país está disposto a compartilhar sua experiência em erradicação da pobreza com a Indonésia, facilitar o intercâmbio entre pessoas e ampliar os contatos culturais. Como grandes países do Sul Global, países ambos devem trabalhar juntos para se opor a práticas unilaterais e de intimidação, salvaguardar a paz e a estabilidade regionais e defender a equidade e a justiça internacionais.
Por sua vez, o presidente da Indonésia expressou satisfação em comemorar junto ao povo chinês o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa. Ressaltou que a Indonésia e a China são bons e verdadeiros amigos, e que as relações com a China ocupam posição central na política externa indonésia.
Ele agradeceu pelo apoio valioso chinês ao desenvolvimento econômico e social da Indonésia ao longo dos anos, destacando que as relações bilaterais vivem o melhor momento da história. A Indonésia espera aprofundar a cooperação com a China em comércio, investimento, finanças e infraestrutura, obtendo mais resultados para beneficiar os dois povos e contribuindo positivamente para a paz e a estabilidade regionais.
Tradução: Wang Siqi
Revisão: Mariana Yante