HOME > China

Xi Jinping recebe presidente de Uzbequistão em Beijing

Durante o encontro, Xi Jinping salientou que a China e o Uzbequistão são ​vizinhos amistosos

Xi Jinping recebe presidente de Uzbequistão em Beijing (Foto: CGTN)

CGTN – Na manhã desta terça-feira (2), o presidente chinês, Xi Jinping, recebeu em Beijing o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, que está na China para participar da Cúpula da​ Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), e de eventos comemorativos da Guerra Antifascista Mundial.

Durante o encontro, Xi Jinping salientou que a China e o Uzbequistão são ​vizinhos amistosos e parceiros estratégicos abrangentes para todas as condições da nova era. A China apoia de maneira firme os esforços do Uzbequistão para proteger a sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento, e está disposta a trabalhar com o país da Ásia Central para acelerar o alinhamento estratégico, promover de forma sólida a construção do projeto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão e aprofundar a cooperação em áreas como pesquisa conjunta, energia verde, saúde pública, gestão de emergências, inteligência artificial e redução da pobreza. O líder chinês expressou ainda a esperança de que ambos os países utilizem de forma eficaz o mecanismo de cooperação em aplicação da lei e segurança China-Uzbequistão, para combater conjuntamente as "três forças do mal" (terrorismo, separatismo e extremismo) e enfrentar de forma colaborativa os desafios à segurança.

Por sua vez, Shavkat Mirziyoyev elogiou a grande contribuição​ da China para a vitória da Guerra Antifascista Mundial. Segundo ele, a realização dos eventos comemorativos demonstra o compromisso corajoso​ da China com a defesa de uma paz mundial duradoura. Ele congratulou o grande sucesso da China na realização da Cúpula da OCS em Tianjin e enalteceu o trabalho eficaz​realizado pela presidência rotativa chinesa, que aumentou significativamente a influência internacional da OCS. Além disso, o presidente do Uzbequistão expressou apoio total à Iniciativa de Governança Global proposta por Xi Jinping, afirmando que o Uzbequistão está disposto a implementar conjuntamente esta iniciativa com a China, a fim de promover uma ordem internacional mais justa e razoável.

Após o encontro, os dois líderes assinaram vários documentos de cooperação bilateral nas áreas de cooperação econômica e tecnológica, economia digital, supervisão de mercado e aviação espacial, entre outros.

Fonte: CMG

Carregando anúncios...