Xi Jinping propõe nova governança global ao discursar na “Organização de Cooperação de Shanghai Plus”
Segundo Xi Jinping, a governança global chegou a uma nova encruzilhada
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu nesta segunda-feira (1º) a reunião da “Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) Plus” na cidade portuária de Tianjin, no norte da China.
Segundo Xi Jinping, a governança global chegou a uma nova encruzilhada.
O líder do país asiático lembrou que 2025 marca o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial e da fundação das Nações Unidas. Embora as tendências históricas de paz, desenvolvimento, cooperação e benefício mútuo permaneçam inalteradas, a mentalidade de Guerra Fria, o hegemonismo e o protecionismo continuam a assombrar o mundo.
Novas ameaças e desafios têm aumentado, e o mundo se encontra em um novo período de turbulência e transformação, afirmou o presidente da China.
No evento, o líder chinês propôs a Iniciativa de Governança Global.
“Estou ansioso para trabalhar com todos os países por um sistema de governança global mais justo e equitativo e avançar em direção a uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, projetou Xi Jinping, ao discursar na reunião.
O presidente da China destacou cinco princípios para a Iniciativa de Governança Global:
Primeiro: aderir à igualdade soberana.
Segundo: respeitar o Estado de Direito Internacional.
Terceiro: praticar o multilateralismo.
Quarto: defender a abordagem centrada nas pessoas.
Quinto: concentrar esforços na tomada de ações reais.
Segundo o líder chinês, para enfrentar um mundo que passa por drásticas mudanças nunca vistas em um século, a OCS deve exercer papel de liderança e de modelo da implementação da iniciativa de governança global.
Para Xi Jinping, a China continuará insistindo em derrubar muros e não em erguê-los, além de promover a integração em vez da dissociação, para impulsionar a construção conjunta de alta qualidade do Cinturão e Rota e o desenvolvimento da globalização econômica em busca de uma economia mais inclusiva e universalmente benéfica.
O presidente disse ainda que o governo chinês está disposto a trabalhar junto com todas as partes para assumir responsabilidades e promover a visão correta sobre a história da Segunda Guerra Mundial, protegendo de maneira firme os resultados da vitória.
“Vamos fazer com que as conquistas da reforma do sistema de governança global e da construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade beneficiem mais e da melhor forma toda a humanidade!”, defendeu Xi Jinping.