Xi Jinping participa da cúpula virtual do clima e transição energética justa
Xi Jinping disse que este ano marca o decênio da assinatura do Acordo de Paris, e também coincide o 80º aniversário do estabelecimento das Nações Unidas
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, participou da Cúpula Virtual sobre o Clima e a Transição Energética Justa, proferindo discurso por vídeo. Trata-se de uma iniciativa do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Xi Jinping disse que este ano marca o decênio da assinatura do Acordo de Paris, e também coincide o 80º aniversário do estabelecimento das Nações Unidas. Perante as mudanças aceleradas do século, a humanidade está enfrentando uma nova encruzilhada, acrescentou.
O líder chinês salientou que, apesar dos danos causados pelo unilateralismo e protecionismo aplicado por uma certa potência, a governança global sobre o clima e todas as causas progressistas do mundo vão seguir estáveis e com longo alcance.
Xi Jinping apresentou, também, quatro propostas para enfrentar a crise climática, a saber, insistir no multilateralismo, aprofundar a cooperação internacional, promover a transição energética justa e reforçar ações concretas.
Arrematando, o presidente chinês enfatizou que a coexistência harmoniosa entre a humanidade e a natureza é uma característica distintiva da modernização chinesa. O país é um firme ativista e importante contribuinte do desenvolvimento verde do mundo.
Fonte: CMG