Xi Jinping e líder de Mianmar conversam em Moscou
Xi Jinping disse que a China e Mianmar são uma comunidade com um futuro compartilhado
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou nesta sexta-feira (9), em Moscou, com o líder de Mianmar, Min Aung Hlaing.
Xi Jinping disse que a China e Mianmar são uma comunidade com um futuro compartilhado, enfatizando que os “Cinco Princípios da Coexistência Pacífica” e o “Espírito de Bandung”, preconizados pelos dois países, se tornaram mais fortes ao longo do tempo e seu valor contemporâneo continua a ser destacado.
Ao lembrar que este ano celebra o 75º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre China e Mianmar, o presidente chinês disse que o país segue os princípios de manter relações amistosas com os países vizinhos, fazê-los se sentir seguros e ajudá-los no desenvolvimento. Além disso, persiste na política de boa vizinhança de fraternidade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão. A China está dispota a consolidar, junto à parte birmanesa, uma comunidade com um futuro compartilhado, aprofundar a cooperação no âmbito da iniciativa Cinturão e Rota com alta qualidade. Também deseja implementar ações globais de desenvolvimento, de segurança e de civilização, trazendo, assim, mais benefícios aos dois povos.
Xi Jinping reiterou apoio constante a Mianmar na sua reconstrução após o terremoto de Mandalay.
Fonte: CMG