Xi Jinping conversa com Kim Jong Un
Xi Jinping apontou que a China e a RPDC são bons vizinhos, amigos e camaradas, os quais compartilham um destino comum e prestam apoio mútuo
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta quinta-feira no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com Kim Jong Un, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e presidente da Comissão de Assuntos de Estado, que está no país para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista.

Xi Jinping apontou que a China e a RPDC são bons vizinhos, amigos e camaradas, os quais compartilham um destino comum e prestam apoio mútuo. Ambos são Estados socialistas liderados por um Partido Comunista, e possuem ideais e metas de luta comuns. A visita do secretário-geral Kim Jong Un à China para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista demonstra a firme determinação da RPDC em salvaguardar as conquistas da vitória na Segunda Guerra Mundial, oferecendo também uma importante oportunidade para o desenvolvimento de relações amistosas e cooperativas entre os dois partidos e países.
Segundo Xi Jinping, o Partido e o governo chineses atribuem grande importância à amizade tradicional entre a China e a RPDC, e estão abertos a manter, consolidar e desenvolver esse relacionamento. Esta posição não mudará independentemente da evolução da situação internacional. A China continuará a apoiar a RPDC na busca por um caminho de desenvolvimento adequado às suas realidades e na criação contínua de novas perspectivas para a causa socialista.
“Diante de desafios globais sem precedentes, propus sucessivamente o conceito de construção de comunidade de futuro compartilhado para a humanidade e as iniciativas globais para o desenvolvimento, segurança, civilização e governança, e todas receberam apoio e resposta ativa da RPDC. A China e a RPDC devem fortalecer a coordenação estratégica em assuntos internacionais e regionais para salvaguardar interesses comuns. Em relação à questão da Península Coreana, a China sempre manteve uma posição objetiva e imparcial e está disposta a continuar a fortalecer a coordenação com a RPDC para envidar todos os esforços na manutenção da paz e da estabilidade peninsulares”, ponderou.
Kim Jong Un, por sua vez, afirmou que, a despeito de quaisquer mudanças que porventura ocorram na conjuntura internacional, as relações amistosas entre a RPDC e a China permanecerão inalteradas. Seu país seguirá apoiando firmemente a orientação chinesa em questões relacionadas aos interesses essenciais desta, como Taiwan, Xizang e Xinjiang. King Jong Un expressou, ainda, sua gratidão pelo apoio inabalável e de longo prazo da China à causa socialista da RPDC.
King Jong Un assinalou que a RPDC está disposta a aprofundar a cooperação econômica e comercial com a China para alcançar mais resultados. O país aprecia a posição imparcial chinesa sobre a questão da Península Coreana e continuará fortalecendo a coordenação em plataformas multilaterais, incluindo as Nações Unidas, para salvaguardar os interesses comuns e fundamentais de ambas as partes.