Xi Jinping apela pela construção de uma Xizang socialista moderna, unida, próspera, civilizada, harmoniosa e bela
Ele assinalou que Xizang deve implementar integralmente a estratégia do Partido para governar Xizang na nova era
CGTN – O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da República Popular da China e da Comissão Militar Central, Xi Jinping, que liderou uma delegação central a Xizang para a celebração do 60º aniversário da fundação da Região Autônoma de Xizang, ouviu nesta quarta-feira (20) os relatórios de trabalhos do Comitê do Partido e do governo de Xizang.
Ele assinalou que Xizang deve implementar integralmente a estratégia do Partido para governar Xizang na nova era, aderir ao princípio geral de buscar o progresso no meio da estabilidade, adotar o novo conceito de desenvolvimento, promover solidamente o desenvolvimento de alta qualidade e abordar contínua e integralmente as quatro principais questões: estabilidade, desenvolvimento, ecologia e fortalecimento fronteiriço, esforçando-se para construir uma nova Xizang socialista moderna, unida, próspera, civilizada, harmoniosa e bela.
Segundo Xi Jinping, nos últimos 60 anos desde a fundação da Região Autônoma de Xizang, sob a forte liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e o sólido apoio da população de todo o país, o Comitê do Partido e o governo de Xizang uniram e lideraram os povos de todos os grupos étnicos da região no desempenho de um trabalho árduo, defendendo e aprimorando o sistema de autonomia regional étnica e levando a cabo lutas antissecessionistas. O planalto nevado de Xizang alcançou notável desenvolvimento socioeconômico e passou por mudanças dramáticas, logrando, juntamente com outras regiões do país, a construção de uma sociedade moderadamente próspera, e dando início à jornada de um país socialista moderno em todos os aspectos.
Para governar, estabilizar e desenvolver Xizang, é preciso dar prioridade à sua estabilidade política e social, união étnica e harmonia religiosa, disse Xi Jinping. Ele pediu o fortalecimento ainda maior do senso de comunidade da nação chinesa, da divulgação da história do Partido, da República Popular da China, da Reforma e Abertura, do desenvolvimento socialista e da nação chinesa, além da difusão ampla das gloriosas conquistas da Região Autônoma de Xizang ao longo das seis décadas.
É preciso criar ativamente uma zona de referência para a unidade e o progresso étnicos, promover a popularização da língua e da escrita comuns do país, fomentar as trocas e a integração entre todos os grupos étnicos e promover o intercâmbio econômico, cultural e de pessoas entre Xizang e as outras regiões.
Xi Jinping também ressaltou a importância de aclimação das religiões às condições chinesas, o fortalecimento do Estado de Direito na governança dos assuntos religiosos e de orientar o budismo tibetano para que se adapte à sociedade socialista.
De acordo com ele, o desenvolvimento de Xizang possui características próprias. É preciso desenvolver indústrias distintas e vantajosas no planalto, especialmente agricultura e pecuária especializadas e energia limpa, desenvolver as indústrias de processamento de recursos, as indústrias de serviços modernas e a integração das indústrias culturais e turísticas. Ele também enfatizou os trabalhos em prol do bem-estar da população, incluindo emprego, educação, saúde, previdência social, assistência a idosos e creches, aumentando a sensação de concretização, felicidade e segurança de pessoas de todas as etnias.