Secretário-geral da ONU qualifica Xi Jinping como um líder com visão estratégica e nítida
Segundo Guterres, em um mundo repleto de incertezas, é difícil ter a sustentabilidade das políticas e possuir tal visão estratégica é uma qualidade crucial
CGTN – O secretário-geral da ONU, António Guterres, que está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) de 2025, disse que o presidente chinês, Xi Jinping, é um líder com uma visão estratégica e nítida.
“Ele é capaz de ter uma visão de longo prazo, definir metas de longo prazo e não apenas alcançá-las, mas também atingi-las antes do previsto”, afirmou o chefe da ONU, em entrevista concedida ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Guterres citou alguns exemplos para ilustrar a opinião: o presidente chinês anunciou que a capacidade instalada de energia renovável do país atingiria 1,2 bilhão de quilowatts até 2030. A meta já foi alcançada. Ele prometeu que a China chegaria ao pico de emissões de carbono antes de 2030, que também foi executado antes do previsto.
Enquanto muitos países ainda lutavam para aprimorar os veículos a diesel, a China decidiu, anos atrás, desenvolver vigorosamente os modelos elétricos e dominou todas as tecnologias necessárias. Hoje, esses veículos dominam o mercado global pelo seu excelente desempenho, citou ainda o secretário-geral da ONU.
Segundo Guterres, em um mundo repleto de incertezas, é difícil ter a sustentabilidade das políticas e possuir tal visão estratégica é uma qualidade crucial.