HOME > China

Presidentes de China e Quirguistão concordam em reforçar parceria estratégica abrangente

Na ocasião, Xi Jinping indicou que a China e o Quirguistão são bons vizinhos, amigos e parceiros

Presidentes de China e Quirguistão concordam em reforçar parceria estratégica abrangente (Foto: CGTN)

CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta quarta-feira (5) em Beijing, o presidente do Quirquistão, Sadyr Japarov, que está em uma visita de Estado à China. Os dois líderes tiveram uma reunião no Grande Palácio do Povo.

Na ocasião, Xi Jinping indicou que a China e o Quirguistão são bons vizinhos, amigos e parceiros. Nos últimos anos, as relações bilaterais avançaram notavelmente e a parceria estratégica abrangente atingiu um novo patamar na nova era. A China apoia o Quirguistão em escolher um caminho de desenvolvimento que corresponde à sua realidade, acoplar as estratégias de desenvolvimento dos dois países, reforçar a troca das experiências de governança, promover integralmente as cooperações de benefícios recíprocos, e impulsionar a construção da comunidade com futuro compartilhado China-Quirguistão, acrescentou.

O líder chinês salientou que os dois lados devem tomar a construção de alta qualidade do Cinturão e Rota como um fio condutor para aprofundar as cooperações bilaterais. Ele revelou que a parte chinesa pretende ampliar as importações dos produtos quirguizes, incentivar mais empresas chinesas a investir no país vizinho, construir em conjunto a Ferrovia China-Quirguistão-Uzbequistão com padrões elevados e alta qualidade, além de criar mais rotas aéreas entre os dois países.

Sadyr Japarov disse estar muito feliz por visitar a China no início do Ano Novo Chinês. Segundo ele, a amizade entre as duas nações tem uma longa história, com uma relação amistosa e de confiança . O Quirguistão vai continuar apoiar firmemente a China nas questões de Taiwan, Xinjiang e Hong Kong.

Após o encontro, os dois chefes de Estados assinaram a Declaração Conjunta para Aprofundar a Parceria Estratégica Abrangente na Nova Era entre a República Popular da China e a República Quirguiz.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Denise Melo

Fonte: CMG

Carregando anúncios...