TV 247 logo
      HOME > China

      Presidentes da China e do Brasil conversam por telefone

      O presidente chinês ainda anunciou apoio ao povo brasileiro na defesa da soberania nacional e de seus direitos legítimos

      CGTN – A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder chinês, Xi Jinping, conversou hoje (12) por telefone com o chefe de Estado brasileiro.

      Segundo Xi Jinping, as relações China-Brasil estão na melhor fase da história, e a construção de uma comunidade de destino comum, assim como a complementaridade de estratégias entre os dois Estados, iniciaram com êxito e continuam a ser promovidas com sucesso. A China quer, junto com o Brasil, aproveitar oportunidades e melhorar a coordenação, a fim de buscar mais resultados em cooperações de benefício mútuo, estabelecer um exemplo de união e autoconfiança das grandes nações do Sul Global, além de construir um planeta mais justo e sustentável.

      O presidente chinês ainda anunciou apoio ao povo brasileiro na defesa da soberania nacional e de seus direitos legítimos. Ele enfatizou que todos os países devem se unir para mostrar clara oposição ao unilateralismo e protecionismo. O mecanismo de Brics é, segundo ele, uma plataforma importante para reunir consensos do Sul Global. Xi felicitou o Brasil pela realização bem-sucedida da Cúpula dos Líderes do Brics 2025. Para ele, os países do Sul Global devem agregar forças para preservar a justiça e a equidade internacionais, respeitar as normas fundamentais das relações internacionais e proteger os direitos legítimos das nações em desenvolvimento. Ele concluiu que China e Brasil devem continuar a enfrentar juntos os desafios globais, assegurar o êxito da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em Belém e fortalecer o papel do grupo "Amigos da Paz" na busca por uma solução política para a crise na Ucrânia.

      Lula, por sua vez, afirmou que o Brasil dá grande importância às relações com a China e espera avançar cooperações, aprofundar a complementaridade de estratégias e promover o desenvolvimento das relações entre os países. Ele expôs as recentes disputas com os Estados Unidos, reafirmando sua posição e o princípio de defender a soberania brasileira. Além disso, elogiou a postura da China em favor do multilateralismo e das regras do livre comércio, bem como seu papel como país responsável nos assuntos internacionais. Segundo o líder, o Brasil pretende reforçar a comunicação e coordenação com a China em mecanismos multilaterais, como os Brics, opor-se ao unilateralismo e proteger os interesses comuns de todos as nações.

      Carregando anúncios...