Inovação chinesa abre novo espaço para economia mundial
Atualmente, o país concentra 60% das patentes de IA no mundo, liderando o ranking mundial
CGTN – Na China, um veículo elétrico é fabricado a cada 53 segundos, enquanto milhares de patentes são registradas diariamente. Esse ritmo de inovação se reflete no mais recente ranking internacional: pela primeira vez, o país entrou no grupo dos dez mais inovadores do mundo e, pelo terceiro ano consecutivo, lidera o número de clusters de inovação, com 24 no total. Os dados são do relatório Índice Global de Inovação 2025, divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Segundo a Reuters, o avanço está diretamente ligado ao forte investimento das empresas chinesas em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
O documento mostra que, enquanto os investimentos em inovação desaceleram globalmente, com a taxa de crescimento dos gastos em P&D caindo de 4,4% em 2023 para 2,9% em 2024, e previsão de 2,3% em 2025. Além disso, devido à alta inflação, os gastos reais das empresas em P&D estão muito abaixo da média registrada na última década. John Milligan-Whyte, presidente executivo da Fundação de Cooperação EUA-China, afirmou que, diante da lenta recuperação econômica global, a China vem sustentando um aumento constante de sua capacidade de inovação tecnológica graças ao desenvolvimento de alta qualidade e a um ambiente interno estável.
Para Wang Xiaosong, professor da Escola de Economia da Universidade Renmin, a estratégia de desenvolvimento orientado pela inovação, as reformas abrangentes e os esforços conjuntos nos setores de economia, tecnologia e seleção de talentos criam uma garantia institucional sólida para o avanço tecnológico. Em 2024, os investimentos chineses em P&D cresceram 48% em relação a 2020, superando a média da União Europeia. O país também lidera no número total de pesquisadores. Tudo isso fornece um impulso contínuo para a inovação tecnológica.
As empresas desempenham papel central nesse processo.. Atualmente, detêm 3,727 milhões de patentes de invenção válidas, representando 74,4% do total do país. Especialistas apontam que a proteção reforçada da propriedade intelectual e um ambiente de mercado mais estável estimulam a inovação e aceleram a conversão de resultados em produtos. A fabricante de baterias CATL, por exemplo, registrou em média 16,8 patentes por dia até 2024 e lançou, em setembro, uma nova tecnologia que atinge o mais alto nível de segurança para sistemas de baterias no mundo.
Como um importante motor de novas forças produtivas de qualidade, a inteligência artificial (IA) na China está em crescimento explosivo. Atualmente, o país concentra 60% das patentes de IA no mundo, liderando o ranking mundial.
A "capacidade de inovação" chinesa segue em expansão, fortalecendo a resiliência e a vitalidade da economia doméstica e impulsionando a transição econômica de outros países. Na Arábia Saudita, grandes modelos de IA chineses aumentam a eficiência operacional; na Malásia, pagamentos móveis estimulam o turismo; e, no continente africano, drones chineses contribuem para a agricultura inteligente. Nos últimos cinco anos, a China liderou a criação de 532 novos padrões internacionais em setores como veículos elétricos, energia renovável e aeroespacial.
Esses avanços demonstram que a inovação chinesa não beneficia apenas o país, mas gera impactos globais.