HOME > China

Economia resiliente da China dá confiança ao mundo todo

Recentemente, várias organizações internacionais elevaram suas projeções para o crescimento econômico da China

Economia resiliente da China dá confiança ao mundo todo (Foto: CGTN)

CGTN – Após o anúncio oficial da China nesta terça-feira (15), sobre o crescimento econômico de 5,3% no primeiro semestre deste ano, a opinião pública internacional utilizou termos como “crescimento acima do esperado” e “recordes de importação e exportação” para avaliar o desempenho da economia chinesa.

Recentemente, várias organizações internacionais elevaram suas projeções para o crescimento econômico da China. Além disso, investidores estrangeiros, incluindo fundos soberanos, aumentaram suas posições em ações da categoria A, o que demonstra a confiança na economia do país. 

Desde o início deste ano, a taxa de desemprego chinesa tem se mantido basicamente estável, e os preços, em um nível baixo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de negativo para positivo em junho, com um aumento de 0,1%. Esses fatores contribuíram para estabelecer uma base sólida rumo à meta de crescimento anual e confirmam que o tom principal de estabilidade da economia chinesa permanece inalterado.

De janeiro a junho, o valor agregado dos setores de alta tecnologia cresceu 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A integração industrial de diversas conquistas em inovação impulsionou a expansão de setores relacionados, refletindo o rápido desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade.

As importações e exportações de mercadorias da China no primeiro semestre totalizaram 21,79 trilhões de yuans, um aumento anual de 2,9%, evidenciando a forte resiliência da economia chinesa.

Vale destacar que as empresas estrangeiras na China tornaram-se participantes importantes no comércio exterior do país. No primeiro semestre, as importações e exportações dessas empresas aumentaram 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo o crescimento por cinco trimestres consecutivos. 

Wang Xiaosong, professor da Universidade Renmin da China, destacou que uma base industrial sólida, um mercado amplo, grande potencial e uma estratégia orientada à inovação contribuíram para o desenvolvimento de alta qualidade da economia chinesa. Além disso, o governo implementou uma série de políticas para expandir a demanda interna, promover a produtividade, facilitar a circulação e estabilizar o investimento estrangeiro, o que também teve papel relevante nesse desempenho.

Apesar da complexidade e da severidade do ambiente externo, a resiliência da economia chinesa e a determinação do país em continuar ampliando sua abertura convencem o mundo de que a China seguirá sendo uma fonte de estabilidade para a economia global e um polo de oportunidades para o desenvolvimento futuro.

tradução: Shi Liang

revisão: Denise Melo

Carregando anúncios...