Conversas comerciais entre China e EUA em Madri dão resultados importantes
As duas partes chegaram a um consenso fundamental sobre a solução via cooperação de questões relacionadas ao TikTok
CGTN – Durante os diálogos dos últimos dias 14 e 15 em Madri, na Espanha, a China e os Estados Unidos mantiveram discussões abertas, profundas e construtivas sobre questões econômicas e comerciais de interesse comum.
As duas partes chegaram a um consenso fundamental sobre a solução via cooperação de questões relacionadas ao TikTok, à redução de barreiras ao investimento e à promoção da cooperação econômica e comercial.
Segundo analistas, esse consenso fundamental não foi fácil de alcançar e serve de ponto de partida; em seguida, haverá mais detalhes e implementações a especificar.
O fato de a China e os EUA terem alcançado um consenso importante mostra mais uma vez que as relações econômicas e comerciais entre as duas nações se baseiam essencialmente no benefício mútuo e ganha-ganha. O lado chinês declarou após as conversações: “A China concordou em alcançar um consenso com os Estados Unidos, porque avaliamos que tal consenso é de interesse comum.”
Durante os diálogos, os dois lados manifestaram sua posição no sentido de que a estabilidade de tais relaçõesé de grande importância para ambos os países e também detém uma influência significativa para a estabilidade e o desenvolvimento da economia global.
Em seguida, a China e os EUA devem implementar os acordos obtidos por seus chefes de Estado. Em particular, o lado estadunidense deve oferecer um ambiente comercial aberto, justo, equitativo e não-discriminatório para empresas chinesas, incluindo o TikTok, a fim de garantir os resultados duramente obtidos nas conversas, bem como promover o desenvolvimento estável e sustentável das relações econômicas e comerciais bilaterais.