China está pronta para fortalecer comunicação estratégica com RPDC, diz premiê Li
O PCCh e o governo chinês sempre consideraram os laços com a RPDC de uma altura estratégica e uma perspectiva de longo prazo, afirmou Li
CGTN – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta quinta-feira que a China está pronta para fortalecer os intercâmbios de alto nível e a comunicação estratégica com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC).
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez essas declarações durante sua reunião com Kim Jong Un, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) e presidente dos Assuntos de Estado da RPDC.
Li transmitiu as cordiais saudações e os melhores votos de Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, ao secretário-geral Kim, bem como suas calorosas felicitações pelo 80º aniversário da fundação do PTC.
No mês passado, o secretário-geral Kim veio à China para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, observou Li. Durante sua reunião com Xi, eles apontaram uma direção e traçaram um plano para aprofundar ainda mais as relações China-RPDC.
O PCCh e o governo chinês sempre consideraram os laços com a RPDC de uma altura estratégica e uma perspectiva de longo prazo, afirmou Li, acrescentando que manter, consolidar e desenvolver as relações tradicionais de amizade e cooperação entre os dois países é uma política inabalável da China.
Segundo ele, a China está disposta a trabalhar com o lado da RPDC para seguir a orientação conjunta dos principais líderes dos dois Partidos e dos dois países e promover novos progressos nas relações bilaterais.
O premiê indicou que a China está pronta para trabalhar com a RPDC para levar adiante ainda mais sua amizade tradicional, aprofundar a cooperação prática e coordenar e cooperar estreitamente em assuntos internacionais e regionais.
Li também exortou os dois lados a fortalecer a colaboração multilateral, salvaguardar e praticar firmemente o multilateralismo e promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e equitativa.
Kim pediu a Li que transmitisse suas sinceras saudações e melhores votos ao secretário-geral Xi e deu as boas-vindas à delegação do Partido e do governo chinês à RPDC para o evento comemorativo, ressaltando que, sob a liderança sábia do secretário-geral Xi, a China alcançou enormes realizações na construção socialista.
Observando que as relações RPDC-China são inquebráveis, Kim disse que consolidar e desenvolver os laços cooperativos amigáveis entre os dois países continua sendo a posição inabalável do Partido e do governo da RPDC, independentemente das mudanças na situação internacional.
Isso atende aos interesses comuns de ambos os lados e contribui para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento da região, acrescentou ele.
A RPDC apoia firmemente o princípio de Uma Só China, opõe-se resolutamente aos atos separatistas da "independência de Taiwan" e a qualquer interferência externa, e apoia a posição da China em questões relacionadas a Hong Kong, Xinjiang e Xizang, de acordo com Kim.
Pyongyang está disposto a manter intercâmbios estreitos de alto nível com Beijing, promover a cooperação em vários campos, fortalecer a colaboração multilateral, avançar no desenvolvimento de suas respectivas causas socialistas e trazer mais benefícios para os povos dos dois países, enfatizou Kim.
Fonte: Xinhua