TV 247 logo
      HOME > China

      China deposita declaração sobre linhas de base do mar territorial da ilha de Huangyan e cartas náuticas à ONU

      A ilha de Huangyan é um território inerente à China

      Nicolas Iwashita avatar
      Conteúdo postado por:

      CGTN – Em nome do governo chinês, o embaixador Geng Shuang, vice-representante permanente do país na Organização das Nações Unidas (ONU) depositou ontem (2) junto ao secretário-geral adjunto da ONU, Stephen D. Mathias, a Declaração do governo da República Popular da China sobre as linhas de base do mar territorial da ilha de Huangyan e as cartas náuticas relevantes. A Declaração e as cartas náuticas serão publicadas no site das Nações Unidas.

      China deposita declaração sobre linhas de base do mar territorial da ilha de Huangyan e cartas náuticas à ONU

      A ilha de Huangyan é um território inerente à China. O governo chinês, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e outras leis internacionais, bem como a Lei da República Popular da China sobre o Mar Territorial e a Zona Contígua, delineou e anunciou, em 10 de novembro, as linhas de base do mar territorial da ilha de Huangyan, sendo uma medida normal adotada pelo governo do país para fortalecer sua administração marítima em com concordância com a legislação e em conformidade com a lei e a prática internacionais.

      China deposita declaração sobre linhas de base do mar territorial da ilha de Huangyan e cartas náuticas à ONU

      De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os Estados costeiros devem depositar junto ao secretário-geral das Nações Unidas cópias de cartas ou listas de coordenadas geográficas das linhas de base de suas águas territoriais. Esse depósito da China não é apenas uma prática internacional para que o país, como Estado signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, cumpra suas obrigações nos termos da Convenção, mas também uma medida legítima para salvaguardar sua soberania territorial e seus direitos e interesses marítimos.

      Tradução: Wang Siqi

      Revisão: Denise Melo

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...