Cerimônia de lançamento do documentário L. E. Hudec é realizada na Eslováquia
Shen Haixiong expressou o desejo de, junto aos parceiros eslovacos, aprofundar o intercâmbio e a cooperação cultural e interpessoal
CGTN – A cerimônia de lançamento do documentário L. E. Hudec (versão em língua eslovaca) foi realizada nesta segunda-feira (22), em Bratislava, capital da Eslováquia. Organizado em parceria pelo Grupo de Mídia da China (CMG), pela Embaixada da China na Eslováquia e pelo Ministério da Cultura da República Eslovaca, o evento contou com mais de cem convidados, incluindo autoridades da pasta e representantes dos setores arquitetônico, cultural e midiático do país.

Na ocasião, o vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do CMG, Shen Haixiong, fez um pronunciamento em vídeo. Ele lembrou que, em reunião com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que os dois países fizeram grandes sacrifícios e contribuições históricas para a vitória na Guerra Antifascista Mundial. De acordo com o vice-chefe, o mestre de arquitetura Hudec, de origem eslovaca, optou por permanecer em Shanghai em tempos de guerra, levando luz e esperança ao povo local com a beleza da arte arquitetônica.

Shen Haixiong expressou o desejo de, junto aos parceiros eslovacos, aprofundar o intercâmbio e a cooperação cultural e interpessoal, com o objetivo de transmitir a amizade sino-eslovaca de geração em geração e promover, juntos, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.
Em seu discurso, o embaixador da China na Eslováquia, Cai Ge, comentou que o documentário apresenta não apenas a vida de Hudec e suas extraordinárias obras em Shanghai, mas também narra a história de intercâmbio amistoso entre os dois povos. “Ao homenagear Hudec, também rendemos tributo aos promotores das cooperações bilaterais em todos os setores”, pontuou. Segundo o diplomata, a parceria estratégica sino-eslovaca ganhou novo impulso, e a cooperação cultural entre as duas nações será ainda mais enriquecida.
Fonte: CMG