"Vamos continuar trabalhando para diversificar a economia", diz Rui Costa
Ministro destacou que o governo federal trabalha para fortalecer as relações multilaterais
247 – Após o anúncio de tarifas de 50% por parte dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Brasil deve agir com serenidade e buscar diversificar a economia nacional. A declaração foi feita nesta segunda-feira (21), após um evento em Salvador (BA).
Segundo Rui, a decisão do presidente americano, Donald Trump, afeta não apenas o Brasil, mas reflete uma postura de confronto com vários países. “Trump decidiu brigar com o mundo inteiro”, disse o ministro.
Ele destacou que o governo federal trabalha para fortalecer as relações multilaterais. Entre as iniciativas mencionadas estão o avanço nas negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, previsto para ser assinado até dezembro. Além disso, apontou que Canadá e México também buscam reduzir a dependência econômica dos Estados Unidos, o que pode abrir espaço para alianças com o bloco sul-americano.
"O Canadá já sinalizou que quer estabelecer uma aliança com o Mercosul para não depender tanto dos Estados Unidos. O México, a mesma coisa. Nós, até dezembro, esperamos assinar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul”, disse Rui a jornalistas.
“Vamos continuar trabalhando para diversificar a economia, consolidar as relações multilaterais”, enfatizou, destacando o potencial de novos mercados para a indústria e o agronegócio brasileiros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: