HOME > Brasil

Valdemar comenta condenação de Bolsonaro: o Supremo decidiu, nós temos que respeitar

Líder do PL critica STF, aponta apoio do governo Lula e projeta reação da oposição nas próximas eleições

Valdemar Costa Neto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

247 - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, voltou a comentar neste sábado (13) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em declaração registrada pela CNN Brasil, Valdemar afirmou que a decisão da Corte deve ser respeitada, mas criticou o que chamou de alinhamento entre ministros do tribunal e o governo federal.

“O grande problema é o seguinte: o Supremo decidiu, nós temos que respeitar. Mas o Supremo só está fazendo isso porque tem apoio do governo, o Lula está do lado deles. Então, esse é o grande problema que nós enfrentamos”, declarou Valdemar.

Críticas ao STF e promessa de reação política

Durante o evento “Rocas Festival – Pista Central”, em São Paulo, Valdemar afirmou que, em sua visão, o STF tem “exagerado” nas decisões recentes. Ele reforçou a acusação de que a Corte age amparada pela base governista.

“Porque, o Supremo tem, na minha opinião, exagerado em todas essas questões, mas eles têm o apoio do governo. Isso é o que mata a gente”, disse.

O dirigente do PL ainda projetou uma reação da oposição nas eleições de 2026. “Nós vamos ter que chegar no poder o ano que vem, conseguir maioria no Senado e na Câmara. E você pode ter certeza que nós vamos conseguir. Nós vamos mudar esse quadro”, afirmou.

Contexto político e mobilização

Valdemar falou ao lado de Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, em um encontro que reuniu lideranças políticas e empresariais. A condenação de Bolsonaro pelo STF, baseada em acusações de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, tem gerado movimentação na direita em busca de alternativas jurídicas e políticas, incluindo a discussão sobre uma possível anistia.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...