Silveira assina plano de ação com governo chinês para desenvolver mineração sustentável
A iniciativa é resultado de um memorando de cooperação assinado em 2024
247 – O governo brasileiro deu mais um passo na aproximação com a China no setor de mineração. Durante visita oficial a Pequim, nesta terça-feira (13), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou o Plano de Ação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração (2025–2026). A ação é resultado do memorando de cooperação assinado em 2024.
“Esse documento representa um passo decisivo para acelerar o avanço tecnológico, atrair investimentos e fortalecer a mineração sustentável como vetor de crescimento econômico e transição energética. Vamos unir forças em projetos que geram desenvolvimento, inovação e segurança energética, atendendo a agenda global de descarbonização”, afirmou o ministro.
Entre os destaques do plano estão a criação da Aliança de Investimento em Mineração China-Brasil, a realização de eventos bilaterais sobre mineração sustentável, além de reuniões e visitas periódicas para o intercâmbio de políticas, experiências, tecnologias e informações sobre investimentos na área.