HOME > Brasil

Sabino diz que aguarda conversa com Lula antes de confirmar saída do governo

Ministro do Turismo disse que respeitará decisão partidária, mas revelou que o presidente pediu diálogo ao retornar dos EUA

Celso Sabino (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

247 - O ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou neste sábado (20) que pretende deixar o cargo após a decisão do União Brasil de se afastar do governo federal. A informação foi publicada pelo g1, que acompanhou a agenda do ministro em Santarém, no oeste do Pará.

Segundo Sabino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que ele esperasse seu retorno dos Estados Unidos para que os dois pudessem discutir o futuro da pasta. “Eu estive com o presidente essa semana para comunicar essa decisão, e o presidente pediu que eu aguardasse ele retornar dos Estados Unidos, para que nós voltássemos a conversar sobre o assunto”, afirmou.

Respeito à decisão partidária

Durante o evento no Pará, Sabino reforçou que respeita a posição do União Brasil, mas deixou em aberto a possibilidade de uma solução política. O ministro destacou que continuará atuando em prol do setor, independentemente de estar à frente do Turismo. “Cada segundo, cada centímetro de chance que eu tiver aqui de ajudar o Pará, de melhorar o turismo no Brasil, para que tenha mais emprego, mais oportunidade, eu não vou desperdiçar [...] seja no Ministério do Turismo, seja na Câmara, seja onde Deus achar que eu devo estar”, declarou.

Ele também ressaltou que já comunicou oficialmente o presidente Lula sobre a decisão do partido e que aguarda a volta do chefe do Executivo para definir os próximos passos.

Turismo em alta no Brasil

Em entrevista ao g1, Sabino apresentou números que, segundo ele, confirmam o bom momento vivido pelo setor. O ministro projetou um recorde histórico de visitantes estrangeiros em 2025. “Vamos encerrar esse ano recebendo mais de 10 milhões de turistas estrangeiros. Ao longo da história, isso é algo muito inimaginável. O Brasil passará a ser a quarta potência das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do Canadá e do México na área do turismo”, comemorou.

No balanço sobre geração de empregos, Sabino afirmou que, em dois anos e meio de gestão, o setor foi responsável pela criação de mais de 520 mil vagas. “Hoje o turismo emprega mais de 8 milhões de brasileiros. Uma atividade que paga bem, melhor que outras atividades, como a construção civil, por exemplo. É muito democrática, mais da metade dos trabalhadores no setor turismo são mulheres”, destacou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...